You are currently viewing Prefeitos conhecem programas do BRDE

Prefeitos conhecem programas do BRDE

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Parque Tecnológico Regional foi discutido durante o encontro

O Presidente da AMVALI, Prefeito Nilson Bylaardt realizou reunião do Conselho Deliberativo da AMVALI na tarde de ontem (21). Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, chefes de gabinete e secretários municipais convidados.

O primeiro assunto foi a apresentação de programas específicos de apoio financeiro às prefeituras realizado pela economista do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Rose Irene Souza Neves. Foram apresentados os programas: Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT e PMAT Automático); o Programa Caminho da Escola; o Programa de Intervenções Viárias (PROVIAS); e o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA).

O Programa Caminho da Escola tem por objetivo renovar e ampliar a frota de veículos de transporte escolar destinada ao transporte diário de alunos da educação básica transportados da zona rural dos sistemas estadual e municipal, por meio de concessão de operações de crédito ao Distrito Federal, Estados e Municípios brasileiros para aquisição de novos veículos, como ônibus para o transporte escolar. A quantidade de veículos e os valores a serem pleiteados deverão guardar compatibilidade com a capacidade de endividamento do ente interessado.

Já o PROVIAS objetiva a contratação de operações de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas. O PROUCA visa promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

O PMAT tem como beneficiários os municípios com mais de 150 mil habitantes que apresentem potencial de receita própria economicamente explorável ou de aumento significativo da produtividade do gasto, especialmente nos setores sociais básicos. O PMAT Automático apóia projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando à modernização da administração tributária e melhoria da qualidade do gasto público. Está destinado para municípios com população até 150 mil habitantes.

TECNOVALI

O segundo assunto discutido na reunião foi o Parque Tecnológico e de Inovação de Jaraguá do Sul e Região – TECNOVALI, apresentado pelo Presidente do Conselho Superior e Coordenador Geral, Célio Bayer e pelo gerente do JaraguáTec, Victor Alberto Danich. O TECNOVALI tem por objetivo promover ações visando ao desenvolvimento tecnológico do Vale do Itapocu, buscando a integração regional, o incentivo ao empreendedorismo, a criação e o desenvolvimento de empresas e a pesquisa. Foi apresentado como surgiu o TECNOVALI, os principais parceiros, entre eles, a AMVALI, os principais associados e os principais projetos.

O Parque Tecnológico também pode administrar ambientes de inovação tecnológica, como incubadoras, condomínios empresariais, parques e pólos tecnológicos, além de gerir outras ações de interesse das suas instituições integrantes, podendo promover a aproximação e integração entre o setor acadêmico e o setor produtivo. Os prefeitos e demais autoridades presentes na reunião aproveitaram para conhecer mais sobre este trabalho e sanaram dúvidas a respeito do TECNOVALI.