Cartilha apresenta dados econômicos dos sete municípios da AMVALI
O Presidente da AMVALI, Prefeito Nilson Bylaardt e o Prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, juntamente com os membros do Colegiado de Administração, Finanças e Tributação realizaram o lançamento da "Cartilha Econômica dos Municípios da AMVALI", nesta terça-feira (16). O evento contou com a presença do Vice-Prefeito de Schroeder, Luis Aparício Ribas, do Coordenador do Colegiado de Tributação – Maurício Prawutzki, do Coordenador do Colegiado de Contadores e Controladores Internos – Ivo Irineu Bernardo, demais autoridades e imprensa.
A cartilha tem por objetivo apresentar os principais dados econômicos dos municípios da AMVALI, demonstrando transparência e a estrutura econômica dos municípios. A cartilha inicia apresentando os seguintes dados: Valor Adicionado; receitas arrecadadas através do IPTU, ISS, ITBI, Taxas Geral, IPVA, Dívida Ativa Cobrada e a Cobrar, Convênios do Estado e da União, Operações de Crédito, gastos com educação e com saúde de cada município.
Após é apresentado o perfil da atividade econômica dos municípios da AMVALI e em seguida a explicação de cada índice econômico: Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE); Valor Adicionado (VA); Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS/ISQN); Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – Inter Vivos (ITBI); taxas; Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Dívida Ativa; Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Imposto TERRITORIAL Rural (ITR); LC 87-96 (Lei Kandir); e PRODEC (FADESC).
Segundo o Presidente Nilson Bylaardt, "estes dados mostram a arrecadação dos municípios e através deles é possível visualizar que os municípios fazem muito, com poucos recursos. É preciso fazer uma reforma tributária, um novo pacto federativo, pois os municípios são os que menos recebem recursos e os que têm mais responsabilidades. Do que é arrecadado através do ICMS, apenas 25% voltam para os municípios e apenas 13% de toda arrecadação dos impostos retorna ao município".
O Prefeito Felipe Voigt destacou que atualmente, a receita não acompanha o crescimento dos municípios. Já o Vice-Prefeito, Luis Aparício Ribas, disse que "manter as obras com recursos tão escassos é uma tarefa difícil e que ninguém consegue fazer milagre, por isso é importante a divulgação destes dados".
A cartilha completa está disponível para a população através do site http://www.amvali.org.br/.