You are currently viewing Escola de Governo debate sobre Stress e Qualidade de Vida

Escola de Governo debate sobre Stress e Qualidade de Vida

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou ontem (13) mais uma palestra, o tema debatido foi "Stress e Qualidade de Vida", ministrado pelo Diretor da PHAROL-RH Palestras e Treinamentos, Luiz Antônio Silva. O objetivo foi demonstrar a nossa capacidade de superar os distúrbios emocionais e hormonais e viver em harmonia psíquica, física, energética, atingindo um estado de saúde integral, felicidade interior e produtividade total.

Dentre os conteúdos abordados foram destaque as atitudes e alimentos que causam stress; técnicas e atitudes para colocar o stress a seu favor; as personalidades propensas e as resistentes ao stress; os quatro gigantes da alma – rotina, angústia, solidão e medo; e o círculo vicioso do stress (os sintomas e as consequências físicas).

Luiz Antônio falou sobre a inteligência emocional, que envolve os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. O hemisfério direito é o ser de indivíduo onde engloba o comportamento, sentimento, sensibilidade, intuição, visão a longo prazo, desejo, vontade, energia etc. Já o hemisfério esquerdo é o ter do indivíduo e engloba o técnico, o conhecimento, a inteligência, o racional, o imediatismo, a informação, o visual etc.

Segundo Luiz Antônio "para se ter inteligência é preciso força de vontade. O profissional hoje precisa ter conhecimento, consciência, personalidade e identidade. O stress é a resposta do corpo para qualquer demanda, quando forçado a adaptar-se a alguma mudança. Algumas respostas do stress são energia mobilizada, aumento da atividade cardíaca, digestão suprimida, reprodução reprimida, resposta imunológica suprimida e rapidez de raciocínio e percepção".

Algumas doenças resultantes do stress são: fadiga, destruição muscular, hipertensão, úlceras, impotência, menstruação interrompida, aumento do risco de se ter câncer, danos ou morte dos neurônios e raciocínio comprometido.

Na próxima terça-feira, dia 20, a palestra será sobre "o Controle Externo na Administração Pública", ministrada pelo Diretor de Controle da Administração Estadual (DCE) do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Dr. Névelis Scheffer Simão.