You are currently viewing Alunos debatem sobre inovação tecnológica

Alunos debatem sobre inovação tecnológica

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou na terça-feira (28), palestra sobre "Inovação Tecnológica e Políticas Públicas", ministrada pelo Diretor Executivo do JARAGUÁ TEC, Victor Danich, mestre em engenharia da produção. O debate iniciou destacando a participação do estado em programas de empreendedores, e história do empreendedorismo, as invenções que são frutos da inovação.

Segundo Danich, "os empreendedores são pessoas diferenciadas, apaixonadas pelo que fazem, estão revolucionando o mundo, seu próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos. Por trás das invenções existem pessoas com características especiais são visionárias, questionam, arriscam, querem alguma coisa diferente".

O empreendedorismo está ligado ao avanço tecnológico, a sofisticação da economia e os meios de produção, a necessidade de formalizar conhecimentos, as mudanças tecnológicas (nas áreas de serviços), a competição econômica no mercado global, a eliminação das barreiras comerciais e culturais, a criação de novas relações de trabalho, a criação de novos negócios e a capacitação nas universidades.

Em 1998 o Reino Unido publicou um relatório parlamentar incentivando processos empreendedores. Na Alemanha, na década de 90, duzentos centros de inovação foram estabelecidos através de programas de recursos financeiros do governo. Em Israel, por causa do grande fluxo de imigrantes, foi implantado um programa de Incubadoras Tecnológicas, instalando 26 incubadoras que geraram um total de quinhentos negócios. Na França, existem Incubadoras com sede nas universidades através de uma Fundação de Ensino do empreendedorismo.

O empreendedorismo no Brasil surgiu na década de 90 com a criação do SEBRAE que presta serviços de consultoria e suporte técnico para iniciar uma empresa; com a Sociedade Brasileira para Exportação de Software – SOFTEX criada com a função de levar as empresas de software do país para o mercado externo, proporcionando ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.

Algumas ações desenvolvidas na área do empreendedorismo são Programas EMPRETEC e Jovem Empreendedor do SEBRAE, Programa Brasil Empreendedor e o Programa Engenheiro Empreendedor do Estado de Santa Catarina que capacita alunos de graduação em engenharia em todo o país.

Danich salienta que as relações entre a tecnologia e a sociedade podem ser      representadas por um processo recíproco, em que a primeira proporciona a força motriz da mudança social, enquanto valores e instituições sociais e estruturas políticas influem no desenvolvimento e na adaptação de novas tecnologias.

Foi destacado o trabalho desenvolvido pela incubadora JARAGUÁ TEC em Jaraguá do Sul, que é um espaço para a ciência e a tecnologia como caminho para o desenvolvimento. É um modelo tecnológico que conforma um empreendimento promotor da cultura da inovação, da competitividade, do aumento da capacitação empresarial fundamentado na transferência de conhecimento e tecnologia, com o objetivo de incrementar a produção de riqueza, renda e emprego na região.

Danich falou sobre a estrutura do JARAGUÁ TEC instalado junto a Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. As empresas incubadas e contempladas no SINAPES 2010, alguns produtos já desenvolvidos como o gerenciador de bateria para carros,  SISTEMA de controle angular para painéis solares; registrador remoto  de grandeza (tensão e resistência); aplicação de um software de robotização para teste de laboratório; protótipo de relê fotoelétrico com temporizador de acionamento para redes públicas ; e célula de solda para bancos de veículos automotores. Explanou também sobre empresas graduadas de sucesso, seminários estratégicos realizados, participação em feiras e eventos, as principais atividades parceiras e apoiadoras.

Maiores informações:

Victor Danich (47) 3275-8267.