A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizou a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da AMVALI – CONSOCIAL, no dia 26 de outubro, no auditório do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina. O evento contou com a presença do Presidente da AMVALI, Nilson Bylaardt e demais autoridades.
A programação teve palestra ministrada pelo Dr. João Luiz Gattringer, do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Após foram realizados trabalhos divididos em quatro eixos temáticos: 1. Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 2. Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; 3. A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e 4. Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Cada eixo foi composto por um relator e um facilitador e os demais participantes foram 60% são da sociedade civil, 30% do poder público e 10% de conselhos de políticas públicas. Cada eixo temático apresentou 10 propostas e elegeu delegados para participarem da Conferência Estadual. Foram mais de 40 propostas, onde cada participante votou e no final foram elencadas as 20 propostas mais votadas que serão encaminhadas. Após a etapa estadual acontece a nacional, de 18 a 20 de maio de 2012.
Foram também eleitos 19 delegados, englobando representantes dos sete municípios da AMVALI que representam a sociedade civil, o poder público e os conselhos. Os eleitos são: Mateus Silvestrin, Giane Seemann, Rosemeri Gilvana Brum Canton, Ivo Irineu Bernardo, Francisco Antonio Junckes, Deise Cristina Wischral, Luiz Cezar Schörner, Paulo Oscar Gielow, Rejane Marilin Mohr, Everaldo Aparecido Corrêa, Madalena L. Borgert, Moacir Zamboni, Márcio Adriano Sabino, Elizangela Gomes Girardi, Reinaldo Walkinir, João Francisco Regis, Paulo Roberto dos Santos Lima, Alberto Gaeski e Aline Yandara Malinsky.
Participaram da CONSOCIAL mais de 160 pessoas. A CONSOCIAL tem por objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. O tema da conferência foi "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública".