You are currently viewing AMVALI participa de reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social

AMVALI participa de reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado Estadual de Assistência Social – COAS/SC realizou reunião na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI para deliberar sobre os diversos assuntos. Os trabalhos foram conduzidos pela Presidente do COAS/SC e Assistente Social da FECAM, Janice Merigo e pela Assistente Social da AMFRI, Neuza Terezinha Bottega.

Participaram do encontro a Consultora do Colegiado de Assistência Social da AMVALI e Assessora Geral, Luzia Wilbert e a Secretária do Colegiado, Daiane Regina Azevedo Wolf, Diretora da Assistência Social de Schroeder. Foram dois dias de trabalho com debates sobre assuntos ligados a área.

 Durante a abertura o Psicólogo David Tiago Cardoso, do CREAS de Balneário Camboriú falou sobre o papel do psicólogo dentro da Assistência Social e sobre a função do empoderamento, que é dar voz as famílias. O papel do psicólogo dentro do CREAS é de trabalhar num processo grupal e utiliza-se de três eixos de trabalho. O primeiro é a identidade, avalia quem é e como trabalhar a identidade do indivíduo. O segundo é a alteridade, que avalia quem é o outro e como o usuário vê o outro, ou seja, trabalhar a alteridade é enxergar o outro, o ser humano foi criado para enxergar o outro. O terceiro é a família, devemos pensar em como trabalhar a família e o que irá possibilitar à família a proteção e a sobrevivência.

Janice Merigo agradeceu a presença de todos e comentou sobre a importância do Colegiado Estadual da Assistência Social, de trabalharem de forma integrada, destacando o trabalho dos colegiados nas Associações de Municípios e em conjunto realizar seminários e capacitações.

A seguir a Assistente Social da AMFRI, Neuza Terezinha Bottega propôs a realização de um seminário com os idosos no mês de fevereiro ou março de 2012, cujo objetivo é discutir a Política Nacional do Idoso, que deverá acontecer em cada região através da Secretaria dos Direitos Humanos e BNDES. Outras sugestões foram trabalhar a questão de políticas para mulheres e a questão de adolescentes que estão envolvidos com o crack.

O grupo também debateu sobre alterações no Regimento Interno do COAS/SC, sobre a construção dos CRAS e sobre agendamento de audiência com o governador do Estado para entregar um dossiê contendo três prioridades por região, na área da Assistência Social.

Janice Merigo informou sobre o comunicado nº. 008/2011, encaminhado por e-mail para os municípios, com relação ao GEMAS – Sistema Informatizado de Gestão Municipal da Assistência Social, disse que a FECAM fará um teste piloto em um dos municípios no final do ano e que será implantado a partir de fevereiro. O sistema é da FECAM, sendo o suporte fornecido pela federação, mas que os municípios precisam estar consorciados no CIGA – Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal. Outro assunto foi referente ao agendamento de audiência a ser realizada com o governador para incluir 1% do Fundo Social no PPA (Plano Plurianual), onde Janice informou que já estão sendo realizadas reuniões com as Comissões da Frente Parlamentar.

Foi solicitado aos municípios, que encaminhem à FECAM o levantamento dos municípios sobre o estudo social para os Ministérios Públicos com urgência, pois após o recebimento, a FECAM fará um parecer jurídico.

Participou também da reunião a Diretora da Assistência Social do Estado, Dalila Pedrini, a qual ressaltou algumas questões fundamentais para 2012 como o Plano Estadual com base no SUAS, o que precisa ser ampliado e o que precisa ser consolidado. Dalila disse que "neste ano não recebemos recursos para contratar uma pesquisa do diagnóstico atual de vulnerabilidade social e que no próximo dia 23 será realizada reunião com um conjunto de profissionais juntamente com a FECAM para iniciar o diagnóstico".

Após a diretora realizou a apresentação do Plano Operacional de Capacitações para 2012 e disse que quer descentralizar os serviços e trabalhar com as Associações de Municípios. A seguir elogiou o Colegiado de Assistência Social da AMVALI, principalmente com relação a campanha para doação de sangue. Disse que pretende trabalhar com dois princípios o da educação permanente e da interdisciplinaridade. Solicitou aos participantes que não deixem de responder o CENSO/SUAS e que em caso de dúvidas consultem o Gerente do Sistema e Monitoramento de Informações, Sidiney Rodrigues. 

No segundo dia de reunião, o Coordenador Geral de Implementação e Acompanhamento da Política de Recursos Humanos do SUAS, José Crus apresentou sobre a LOAS Consolidada, NOB/RH e CRAS. Explanou sobre os avanços no SUAS através  da Lei 12.435/2011 e sobre a exigência do Tribunal de Contas da União sobre a implantação da política de senhas, com prazo até 2011.