You are currently viewing Escola de Governo debate sobre a formação política

Escola de Governo debate sobre a formação política

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou palestra na noite de ontem (22) sobre "A importância da formação política", ministrada por José Mário Brasiliense Carneiro, Fundador e Coordenador Geral da Oficina Municipal de São Paulo.  Foram abordados assuntos como: a formação política no Brasil, a importância das Escolas de Governo, a formação política na Alemanha, as carreiras de Estado na França e na Alemanha e o município enquanto escola de democracia.

Segundo José Mário formar politicamente significa oferecer processos de ensino e aprendizado participativos que visam resgatar e fortalecer a consciência cívica, o compromisso político com o bem comum, o espírito de serviço e solidariedade e as relações interpessoais fundadas no respeito à dignidade da pessoa humana.

No Brasil uma das primeiras iniciativas do período pós-Autoritário voltada à formação política surgiu em São Paulo com o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, em 1980, fundado pelo casal Franco Montoro com apoio de Cientistas Políticos da Universidade de São Paulo. Com um curso voltado a multiplicadores o IBEAC tinha como objetivo "contrariar o pessimismo conservador e imobilista dos que preferem que as coisas não andem", segundo um de seus líderes, José Agusto Guilhon Albuquerque (USP).

De acordo com Humberto Dantas, doutor em ciência política que atua na Oficina Municipal, Fundação Konrad Adenauer e diversas instituições, o objetivo da formação política é "ofertar oportunidades aos alunos de formação para que possam realizar suas escolhas de forma mais consciente, arrefecendo paixões irracionais e propiciando-lhes contato com seus direitos, deveres e com a própria política". Trata-se de um desafio de ordem cultural que em países como Alemanha e França é enfrentado a partir do ensino fundamental.

O palestrante explicou que por meio dos Tribunais Eleitorais de diversos estados e pelo Tribunal Superior Eleitoral o Poder Judiciário procura também se aproximar da sociedade oferecendo palestras em escolas, cursos, orientações, campanhas publicitárias esclarecedoras e motivadoras à participação do eleitor e publicações didáticas. O TSE oferece também em seu site cartilhas explicativas no contexto do Projeto Eleitor Consciente, vinculado à Escola Judiciária Eleitoral.

Empresas como Itaú-Unibanco, Johnson & Johnson, Belgo Mineira, Laticínio Tirolez, Embaquim, Banco Fator, FSB Foods, Rio Bravo Investimentos, Vale, entre outras, têm investido em programas de formação política e formação de gestores públicos, em especial, para o nível municipal. Nos EUA este tipo de iniciativa se insere no contexto da responsabilidade socioambiental das empresas sendo que várias delas sustentam "think tanks" para promover pesquisas cientificas e debates sobre temas de interesse político nacional.

O Brasil necessitaria de uma grande estrutura para formar seus eleitores. Pensando em um formato nacional surge a Associação de Escolas de Governo, em São Paulo, fundada pelo Prof. Dr. Fabio Konder Comparato, em 1990. O objetivo era que a iniciativa se espraiasse por todo país. José Mário diz que hoje as Escolas de Governo estão presentes em São Paulo, Jaraguá do Sul, Fortaleza, Aracaju, Belém, Florianópolis, Guarulhos, Joinville, Salvador, São Luis e Uberaba.

O palestrante também falou sobre as esferas de governo na Federação, a importância sobre os partidos políticos, a Constituição Federal de 1988 e sobre a Oficina Municipal de São Paulo.