A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizará este ano um novo Programa de Desenvolvimento Territorial Rural, cujo objetivo é o desenvolvimento das agroindústrias familiares nos aspectos econômico, sanitário, ambiental e social. Para o seu desenvolvimento, a AMVALI contratou a Engenheira de Alimentos, Shana Yamaguchi, que realizou recentemente um treinamento na Associação de Municípios do Entre – Rios (AMERIOS), a qual já desenvolve o programa, no extremo oeste catarinense.
O treinamento foi realizado pelo Engenheiro Agrônomo da AMERIOS, Marcos Orso, que mostrou como é o processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM e os resultados positivos de propriedades certificadas pelo SIM do oeste catarinense.
No aspecto sanitário, o principal objetivo do programa de desenvolvimento territorial rural é a implantação do SIM, para agroindústrias manipuladoras de produtos de origem animal para o maior número possível de unidades na região. O SIM, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores, pelo fato de abrir novos mercados, também agrega valor aos seus produtos, garantindo saúde aos consumidores.
Durante o treinamento realizado na AMERIOS, também foram apresentadas as etapas do procedimento e esclarecidas algumas dúvidas sobre o SIM e foi realizada uma visita in loco a propriedades rurais. Segundo Shana, "os produtores que lá participaram do programa de implantação do SIM e seu depoimento mostrou que só há ganhos com a regularização".
O agro-empreendedor local Sr. Capeletto disse que "nunca imaginei que estaria vivendo tão bem depois de velho. Hoje trabalho meio período e ainda tenho tempo para viver a vida bem".
Com a visita à AMERIOS foi possível perceber, não só na teoria, a implantação do SIM, mas também o resultado prático e positivo do programa. Através do treinamento, pretende-se implantar o programa nos municípios da AMVALI, através do apoio do Colegiado de Agricultura e de entidades parceiras como a EPAGRI, através da Gerência Regional de Joinville e Prefeituras da região.