Atividades serão focadas na regularização das agroindústrias familiares
O Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da AMVALI realizou reunião na manhã desta sexta-feira, dia 27, coordenada pelo Secretário de Agricultura de Jaraguá do Sul, André Cleber de Melo. O primeiro assunto discutido foi a avaliação da atuação dos municípios na II Feira das Delícias realizada em dezembro de 2011, em Guaramirim. Conforme o coordenador do colegiado a feira deve continuar sendo realizada em Guaramirim e se fortalecerá ainda mais em 2012. O evento é uma forma de incentivar o produtor e a segunda edição foi um sucesso com mais de 9 mil visitantes.
Já o coordenador da feira, Rogério José dos Santos, comentou que o evento foi um sucesso. Foi realizada uma pesquisa com os visitantes e com os expositores, os visitantes deram nota final 9 e os expositores 9,5 pela organização do evento.
O segundo assunto discutido durante a reunião foi sobre o projeto de regularização das agroindústrias familiares que será o grande foco de trabalho este ano do colegiado. Segundo André "este será o ponto fundamental para os municípios, suprindo uma necessidade que existia". Na oportunidade foi apresentada a Analista de Desenvolvimento Territorial, Eng.ª Shana Yamaguchi, recentemente contratada pela AMVALI que atuará juntamente com o colegiado na realização deste projeto.
Foi definido com os membros do colegiado que na próxima semana, a analista estará visitando os municípios da AMVALI para ver a realidade de cada um, no que tange a regularização das agroindústrias para, após, propor soluções.
Outro assunto discutido pelo colegiado foi a questão dos produtores de frango que tiveram seu contrato desativado pela empresa Seara, em Jaraguá do Sul. O então presidente da AMVALI em 2011, Nilson Bylaardt, já havia enviado Moção a empresa e também ao Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, solicitando a reconsideração para a manutenção da unidade em Jaraguá do Sul.
Para finalizar o responsável pelo crédito rural da Epagri, Anselmo Cadorin, explanou sobre o Programa Juro Zero, cujo objetivo é a captação, armazenagem e utilização da água para usos múltiplos e atividades que aumentem a renda e criem oportunidades de trabalho. Cadorin salientou que o município de Massaranduba foi beneficiado somente em 2011, com R$ 20.890,10 através do programa.
Outro assunto divulgado foi sobre a Associação dos Ex-Estagiários do Oeste de Santa Catarina que está realizando um programa de estágio na agropecuária da Alemanha. Podem participar jovens de 18 a 25 anos e que possua nível técnico em agropecuária ou experiência na atividade agrícola. Informações através do (49) 3325-4267.