You are currently viewing Colegiado realiza missão a Francisco Beltrão/PR

Colegiado realiza missão a Francisco Beltrão/PR

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da AMVALI realizou reunião na segunda-feira (13), coordenada por André Cleber de Melo, Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Jaraguá do Sul. O primeiro assunto da pauta foi a apresentação do Diagnóstico dos Empreendimentos de Agregação de Valor e Redes de Cooperação da Agricultura Familiar, Pescadores Artesanais e Maricultores de SC realizada por Anselmo Cadorin, da EPAGRI.

Segundo Anselmo, o diagnóstico pesquisou agroindústrias (que processam produtos agropecuários), redes de cooperação (organizam grupos de agricultores e/ou de empreendimentos – cooperativas, associações e condomínios) e empreendimentos que exercem outras atividade como turismo, prestação de serviços e artesanato. Foram pesquisadas 2.030 agroindústrias, 500 redes de cooperação e 484 empreendimentos de outra atividade.

Um dos resultados do diagnóstico foi que das 2.030 agroindústrias pesquisadas, 39,5% não tem o Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e 39,3% possui o SIM. A maioria das agroindústrias estão organizadas como empreendimentos informais. Do total de agroindústrias 69,6% a mão de obra é familiar e 30,4% utilizam mão de obra contratada.

O segundo assunto apresentado aos membros do colegiado foi o Programa Juro Zero também por Anselmo Cadorin. O Juro Zero é uma política pública colocada à disposição dos agricultores/piscicultores na busca de solução para a questão das estiagens persistentes e da reduzida renda das propriedades rurais familiares. Dentre os objetivos estão a captação, armazenagem e utilização da água para usos múltiplos  e atividades que aumentem a renda e criem oportunidades de trabalho. Podem participar do programa agricultores e pescadores familiares enquadrados no Pronaf.

A seguir o Engenheiro Agrônomo, Gilmar Jacoboswki realizou a apresentação do Programa SC Rural, cujo objetivo é aumentar a competitividade das organizações dos agricultores familiares através do apoio a projetos estruturantes, planos de negócios e de serviços públicos fortalecidos. Dentre os beneficiários do SC Rural estão: agricultores familiares e suas organizações; jovens rurais; povos indígenas; escolares e professores do meio rural; comitês de bacias hidrográficas; usuários de água; e prefeituras municipais.

Outro assunto foi a apresentação do Diagnóstico das Agroindústrias Familiares dos municípios da microrregião realizada pela Analista de Desenvolvimento Territorial da AMVALI, Shana Kimi Farias Yamaguchi. De acordo com Shana, o salário dos trabalhadores rurais na microrregião é de R$ 751,38 ao mês. As atividades de agricultura e pecuária estão igualmente em decadência, segundo dados do IBGE. Outro dado importante é que 70% dos estabelecimentos agrícolas são do tipo familiar.

Shana também ressaltou a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que é uma exigência da legislação para a comercialização de produtos de origem animal dentro do próprio município e auxilia na regularização da estrutura física das agroindústrias, no fluxograma de produção e na manipulação dos produtos e explicou como é o processo de regularização do SIM e as medidas a serem tomadas.

Para finalizar, os membros do Colegiado informaram que estarão realizando uma viagem nesta semana, dias 15 e 16, para o município de Francisco Beltrão/PR. Dentre a programação está agendada visita a SENAR (Secretaria de Desenvolvimento Centergen), a Cooperativa Iapar, a EMATER e a um abatedouro de caprinos.