A AMVALI segue realizando fiscalizações de mercadorias em trânsito do programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal", nos municípios da Associação, conforme cronograma consensado pelo Colegiado de Administração, Finanças e Tributação, ainda em 2011.
Ao longo das últimas semanas, foram fiscalizados diversos veículos de carga, no que tange a documentação fiscal, sendo que destes 74% apresentaram documentação regular e 26% estavam sem documentação ou com irregularidades.
O objetivo do programa é o desencorajamento da circulação de mercadorias sem documentação fiscal, o incremento no Valor Adicionado (VA), a redução da sonegação fiscal com o conseqüente incremento na arrecadação.
A fiscalização é coordenada por técnicos do movimento econômico e executada por fiscais de tributos dos municípios pertencentes a Associação. Durante a abordagem são entregues aos motoristas folderes orientativos sobre a importância de sempre se trafegar com a nota fiscal das mercadorias, para evitar atrasos, constrangimentos e complicações legais.
O Programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal" foi implementado pela AMVALI e AMPLANORTE (Mafra) em 2010 e vem despertando o interesse de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, tendo sido também implantado com sucesso na AMUNESC (Joinville), em 2011 e na AMERIOS (Maravilha), em fevereiro deste ano, sempre com a consultoria da AMVALI.
No dia 6 de março de 2012, o Presidente da AMVALI, Prefeito Luiz Carlos Tamanini, ao lado do Presidente da FECAM, foi recepcionado pelo Secretário de Estado da Fazenda, Dr. Nelson Serpa, a fim de estreitar o apoio da Fazenda estadual no desenvolvimento do sistema de transferência de informações, do Programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal", de forma on-line ao fisco estadual.
No dia 20 de março de 2012, os técnicos da AMVALI seguiram a sequencia de apresentações do Programa ao longo do Estado, tendo recebido convite para apresentação na Assembleia de Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI (Blumenau), que está bastante interessada no modelo. Da mesma forma, no próximo dia 30/3, será proferida apresentação do Programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal", na Assembleia de Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC (Criciúma), atendendo, neste caso, a um pedido pessoal do Presidente da FECAM, Douglas Gleen Warmling, Prefeito do Município de Siderópolis, que compõe a AMREC.