O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu realizou Assembleia Geral Ordinária Eleitoral nesta quarta-feira (25), na sede da AMVALI. Apenas uma chapa foi apresentada, onde a mesma foi eleita por unanimidade pelas entidades presentes, o exercício será de 2012 a 2014.
A diretoria do Comitê Itapocu é formada pelo Presidente Sérgio Victor Santini (CREA Jaraguá do Sul); pelo Vice-Presidente – Ronaldo Klitzke (Weg); e pelo Diretor Executivo – Alessandro Hansen Vargas (AMVALI). Já o conselho consultivo é composto por: Usuários de Água (Deverson Simioni – do Samae de Jaraguá do Sul e Cassiano Ricardo Minatti – da ACIJS); Sociedade Civil (Fernanda Bachmann – da Fujama e Marcelo Hübel – da Prefeitura de São Bento do Sul); e Poder Público (Hector Silvio Haverroth – da Epagri e Celso Wassmansdorf – da CIDASC).
Após a eleição e posse Marcelo Hübel, da Prefeitura de São Bento do Sul, palestrou sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais "Produtor de Água do Rio Vermelho" (PSA) que tem por propósito a preservação dos recursos hídricos, no manancial de água que abastece São Bento do Sul. Para garantir a sustentabilidade especialmente do produtor rural, são definidos critérios de pagamentos pela preservação ambiental nas 49 propriedades envolvidas com a prestação de serviços.
Para aplicação do programa foram utilizadas as premissas e metodologia do Consórcio Intermunicipal Quiriri que define as ações de forma eficiente e que oportuniza ao alcance dos resultados esperados. Sendo um ciclo de etapas, onde são sustentadas e alimentadas pela vertente institucional e comunitária. As etapas são definidas em sete proposições: promoções; identificação; propostas; projetos; execução; avaliação; e sustentação. A visão global da metodologia define a estratégia de trabalho e o ciclo completo demonstra a consolidação das ações desenvolvidas.
Segundo Marcelo "o PSA é para proprietários que estejam dentro da área de proteção ambiental do Rio Vermelho/Humbold e participem da proteção das áreas próximas as margens do rio. Contempla o pagamento aos proprietários que mantiverem ou recuperarem as áreas às margens do rio Vermelho, manancial de água que abastece o município. O pagamento é anual e realizado pela Prefeitura de São Bento do Sul através do Samae".
O PSA é um mecanismo promissor para resolver alguns problemas relacionados com a degradação de bacias hidrográficas e garantir a manutenção do abastecimento de água para cerca de 75.047 habitantes. O desafio maior é melhorar de forma contínua, preservar e garantir o fornecimento de água de forma quantitativa e qualitativa.
Para finalizar, Adilson Gorniack realizou a apresentação "Cuidando da Água: uma proposta para prática do princípio da drenagem urbana sustentável na Bacia do Itapocu" e falou sobre a importância de formar cidadãos socioambientais.