You are currently viewing Prefeitos participam do 1º Movimento Municipalista

Prefeitos participam do 1º Movimento Municipalista

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM juntamente com as Associações de Municípios de Santa Catarina realizaram o "1º Movimento Municipalista para o Desenvolvimento Catarinense" nesta sexta-feira, dia 04, no Auditório do Golden Executive Hotel, em São José/SC. O evento é um movimento em prol de melhorias para todo o estado, onde foram apresentadas reivindicações ao Governo Federal e Estadual.

A abertura foi realizada pelo Presidente da FECAM – Douglas Warmiling (Prefeito de Siderópolis) e pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense – deputado federal Décio Lima que explanaram sobre a importância desta iniciativa e da criação de uma sinergia entre parlamentares e prefeitos.

Representando a AMVALI estiveram presentes os prefeitos Nilson Bylaardt (Guaramirim) e Mário Fernando Reinke (Massaranduba). O prefeito Nilson fez uso da palavra, destacando as prioridades da região Nordeste Catarinense que compreende os municípios da AMVALI e da AMUNESC como a duplicação da BR 280 (prioridade apresentada ao governo federal) e investimentos em infraestrutura para geração e distribuição de energia elétrica (prioridade apresentada ao governo estadual). Com relação a BR 280, o prefeito lembrou que a duplicação irá fomentar a economia e que é a região que mais vai crescer em Santa Catarina.

Nilson acrescentou que "o movimento visa formar uma consciência coletiva destacando as prioridades das seis macrorregiões do Estado de Santa Catarina que engloba os 293 municípios para que possamos trabalhar juntos e também é preparatório para Marcha de Prefeitos à Brasília, que será de 15 a 17 de maio". Já o Prefeito Mário Fernando Reinke salientou que o movimento é importante e defende os interesses de todos os municípios catarinenses.

O Presidente da FECAM disse que a iniciativa é uma forma de somar esforços, é um trabalho político institucional e que as prioridades elencadas de cada macrorregião foi fruto de uma série de reuniões realizadas nas Associações de Municípios durante o mês de março.

Durante o evento também foi lançado o portal do movimento onde constam as reivindicações de cada uma das regiões do estado, além dos objetivos será colocado o andamento do processo destas reivindicações. O portal pode ser acessado no endereço http://mobilizacao.fecam.org.br/.

PRIORIDADES

A duplicação da BR 280 trata-se de uma prioridade histórica da região nordeste catarinense, entre os municípios de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul ensejará alívio significativo no gargalo que penaliza o corredor logístico do porto de São Francisco do Sul, bem como de toda cadeia produtiva dos Municípios lindeiros a rodovia. Os prefeitos das Associações de Municípios da AMVALI e AMUNESC, reunidos juntamente com a FECAM em 16 de março de 2012, referendaram, por unanimidade, a duplicação da BR 280 como a principal prioridade no âmbito federal da região nordeste catarinense.

Já os investimentos em infraestrutura para geração e distribuição de energia elétrica têm como objetivo central informar ações que estão sendo tomadas para manter a qualidade no fornecimento de energia elétrica na área de abrangência da Região Nordeste Catarinense.