A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou ontem (12) a 14ª palestra deste ano, o tema foi "Inovação Tecnológica e Políticas Públicas", ministrado pelo Mestre em Engenharia de Produção e Professor da Católica de Santa Catarina, Victor Alberto Danich, Diretor Executivo do Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec.
O palestrante iniciou falando sobre a revolução do empreendedorismo, as principais invenções que ocorreram no século XX fruto da inovação, o empreendedorismo como centro de políticas públicas, as incubadoras, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, a Sociedade Brasileira para Exportação de Software – SOFTEX e ações recentes desenvolvidas na área de empreendedorismo (programas como o Brasil Empreendedor).
Segundo Victor Danich "é preciso inovar e investir para crescer, apoiar o financeiro à cooperação entre empresas, a capacitação de recursos humanos e implantação de centros de pesquisa e desenvolvimento, incentivar à criação e consolidação de empresas intensivas em tecnologia".
Abordou os fatores críticos para o desenvolvimento econômico (talento, tecnologia, capital e conhecimento) e a inovação tecnológica e o desenvolvimento, dizendo que a mudança em tecnologia significa mudança cultural, afetando os hábitos e padrões de comportamento, como também a própria estrutura social e a distribuição do poder, da riqueza e do prestígio dentro da sociedade. Uma nova tecnologia pode ser considerada como a força impulsora de novas relações sociais, que implica novos métodos de divisão do trabalho e novos critérios para a avaliação da eficiência.
A economia capitalista de mercado tornou-se proprietária da invenção e a inovação, dependente do dono do capital. As relações entre a tecnologia e a sociedade podem ser representadas por um processo recíproco, em que a primeira proporciona a força motriz da mudança social, enquanto valores e instituições sociais e estruturas políticas influem no desenvolvimento e na adaptação de novas tecnologias. A formação de uma mentalidade criativa, solidária e leal à coletividade, terá efeitos práticos importantes no exercício futuro das atividades profissionais.
A seguir, Victor Danich explanou sobre o Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, cujo objetivo é oferecer um espaço para a ciência e a tecnologia como caminho para o desenvolvimento. Destacou as empresas incubadas no JaraguaTec e os produtos que desenvolvem e empresas graduadas com sucesso. Para finalizar destacou a realização de seminários estratégicos, participação em eventos e feiras, as empresas parceiras e apoiadores.
Na próxima terça-feira, dia 19, a palestra será sobre "Legislação Ambiental" e será ministrada pelo Advogado e Professor Leonardo Papp, às 19 horas, na sede da AMVALI.