O Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião na manhã desta quinta-feira (5), coordenada por Nádia Cristiane H. Tambosi. O primeiro assunto foi referente ao andamento das cirurgias eletivas, onde foi apresentado um relatório dos hospitais Jaraguá e São José.
Segundo Nádia, o Hospital e Maternidade Jaraguá já realizou 426 cirurgias e o Hospital São José 130. Outra informação repassada foi que o Hospital Camboriú está se propondo há realizar as cirurgias eletivas (nas áreas de ortopedia, oftalmologia, geral e de ginecologia) e o fluxo de agendamento será realizado através da Gerência Regional de Saúde da 24ª SDR.
A seguir foram repassadas informações sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), onde os municípios que aderiram ao programa estarão recebendo visitas dos avaliadores externos a partir da segunda quinzena de julho. O PMAQ é um programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
Busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil. O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A fase de avaliação externa é a que realiza um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.
Outro assunto em pauta foi a gripe H1N1, explanado pelo Diretor de Vigilância em Saúde de Jaraguá do Sul, Walter Clavera. Foi apresentado o quadro epidemiológico com os números de pacientes com confirmação da gripe H1N1 no Estado de Santa Catarina e de o número de óbitos. Conforme Walter "foram confirmados 534 casos e 45 óbitos em Santa Catarina que vem mostrando uma grande concentração de casos, principalmente, no município de Blumenau e na região do Vale do Itajaí. De 51 óbitos no Brasil, 45 foram em nosso estado".
Estão sendo tomadas várias medidas de proteção a saúde como campanhas de vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes e profissionais de saúde. Em Jaraguá do Sul foi estendida a campanha municipal para crianças de 2 anos a menor de 5 anos. Os profissionais de saúde foram orientados a tomarem cuidado e detectar os sintomas, prestando atendimento o mais rápido possível. Em casos de suspeita, os pacientes já devem iniciar a medicação com Tamiflu.
Walter acrescenta que "a população deve tomar medidas de prevenção lavando as mãos frequentemente, mantendo os ambientes ventilados/arejados e procurar o médico assim que surgirem os sintomas como febre alta e dor de cabeça para que o diagnóstico seja rápido, além disso, em casos de suspeita evitar conviver em ambientes coletivos. A Secretaria de Saúde juntamente com os hospitais tem um plano de contingência se o número de casos aumentarem, para atender as pessoas de forma ágil e segura".
Maiores Informações:
Walter Clavera (47) 2106-8310.