You are currently viewing Palestrante explana sobre o turismo

Palestrante explana sobre o turismo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou a palestra "O Turismo como indutor do desenvolvimento econômico" na terça-feira (13), ministrada por Márcio Manoel da Silveira, Presidente da Federação das Micro e Pequenas empresas do Estado de Santa Catarina – FAMPESC e Conselheiro do Sebrae de Santa Catarina.

Márcio iniciou destacando a importância entre os atores locais do turismo, quais sejam: o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor. "A integração bem feita e equilibrada é a chave para o desenvolvimento do setor. É preciso entender que o turismo é uma atividade econômica que gera emprego, renda e riqueza para região. Portanto o poder público deve conhecer a necessidade da iniciativa privada para que juntos possam optar por uma política pública que gere um bom ambiente de negócios contribuindo para o crescimento da cidade".

É preciso também, destaca Silveira, que o papel de cada ator seja definido, entendido e respeitado. "Cabe ao Convention Bureau, por exemplo, promover o produto, integrar a região turística e captar eventos. Os recursos da iniciativa pública e privada devem prover as atividades deste ator do terceiro setor". O poder público tem a função de promover a integração entre os diversos atores do município, cabe a ele também criar a política municipal e articular e prover recursos para a implantação da mesma. A Iniciativa privada deve promover o desenvolvimento técnico e gerencial das empresas e promover a representatividade e o associativismo do setor.

Tudo isso será conseguido com um planejamento integrado entre os atores. "É preciso pensar, de forma ampla, a longo prazo. Depois disso deve-se planejar as ações de curto e médio prazo, destacando a ação que cada ator deve executar". Depois disso, continua Marcio, "cria-se indicadores que possam mostrar se ações estão atendendo o que foi planejado. Para avaliar e tomar ações corretivas um grupo gestor, formado pelos atores, deve se reunir periodicamente". Tudo isso exige muita dedicação e desapego. Por isso o principal papel do ente público é de ser o grande integrador do processo.

Marcio apresentou ainda as estatísticas do Setor e mostrou o grande potencial do país e da região para aproveitar os grandes eventos que acontecerão nos próximos anos.