A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou palestra sobre "Revolução Verde" na noite de ontem (20), ministrada por Nilsa Schroeder Gramkow, da empresa Viapaxbio Orgânicos de Joinville. A palestrante explicou que a Revolução Verde iniciou em 1945 com o objetivo de intensificar a oferta de alimentos para combater a fome e modernizar o processo produtivo, falou sobre a história da revolução verde e que refere-se a invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas, principalmente em países menos desenvolvidos, sendo uma nova tecnologia e uma forma de aumentar a produção agrícola no mundo.
Outro tópico discutido foi o consumo de agrotóxicos que no mundo chega a 2,5 milhões de toneladas, no Brasil é superior a 300 mil toneladas. O consumo de agrotóxicos no Brasil teve um aumento de 700% nos últimos 40 anos, sendo que a região Sul consome 31% de agrotóxicos e a região Sudeste chega a 38%. O Brasil é o maior consumidor mundial chegando a 19%, depois vem os Estados Unidos com 17% e os outros países somam o restante 64%. Outro dado importante é que somente em 2011 foram registradas no Brasil 8.000 mil intoxicações alimentares, o que aumenta os custos públicos com saúde.
O consumo excessivo de agrotóxicos causa também a dificuldade de diagnóstico médico, pois muitos pacientes apresentam sintomas desconhecidos e antídotos estão indisponíveis. Nos Estados Unidos a cada 1 dólar gasto na compra de agrotóxico reverte em 1,28 dólar de gasto em saúde.
Nilsa fez os alunos refletirem sobre o que estão consumindo e se o que é bonito é sempre o mais saudável. Segundo Nilsa "os agrotóxicos são químicos venenosos utilizados para controlar insetos, ervas e doenças em agricultura e em áreas urbanas e para propósitos de saúde pública. Os agrotóxicos causam doenças como o câncer.
A alternativa é consumir alimentos orgânicos, os quais não utilizam agrotóxicos e adubos químicos em seu processo de produção, nem antibióticos, hormônios e outros insumos químicos. Nilsa aponta que a produção de alimentos orgânicos respeita o trabalhador e as leis trabalhistas, além disso, não utiliza transgênicos (OGM).
O objetivo dos sistemas orgânicos é contribuir para o debate de um novo modelo de desenvolvimento sustentável tendo como base a produção orgânica para a saúde integral das pessoas, dos animais, dos vegetais e do planeta. Contribui com a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável. O consumo de produtos orgânicos no Brasil está crescendo a cada ano.
A palestrante abordou também sobre os produtos biodinâmicos, sobre o desenvolvimento sustentável, às ameaças a produção orgânica, possíveis virtudes públicas orgânicas, fez uma breve apresentação sobre a empresa VIAPAXBIO Orgânicos que iniciou seus trabalhos em 1994, sendo uma empresa que aposta cada vez mais num marketing saudável, para que alimentos orgânicos ganhem espaço na casa dos brasileiros.
Na próxima terça-feira, a Escola de Governo e Cidadania realiza a última palestra de 2012, sobre o "Federalismo no Brasil e no Mundo", que será ministrada pelo Diretor da Escola de Governo e Cidadania e Secretário Executivo da AMVALI, Alessandro Hansen Vargas. A Escola de Governo realizou 36 palestras em 2012 e a formatura está marcada para a sexta-feira, dia 14 de dezembro, às 19h30min, na Recreativa da Arweg, em Jaraguá do Sul.