Prefeitura de Corupá realiza processo seletivo
O Colegiado de Assistência Social da AMVALI realizou na manhã desta quarta-feira (5), a última reunião de 2012. Dentre os assuntos da pauta foi realizada apresentação da "Comunidade Terapêutica Campos de Luz", pela presidente da comunidade, professora e empresária Janice Hafermann Breithaupt. A comunidade foi criada há 11 meses e está localizada no bairro Caixa D´Água, em Guaramirim.
Janice iniciou abordando a importância do voluntariado empresarial, onde o número de empresas de serviços que promovem voluntariado cresceu em 2012, representando atualmente 57% do total, enquanto as indústrias têm diminuído, com 25%. O setor do comércio se mantém em patamar estável, com 17%. Mais de 60% são companhias nacionais privadas, outras 19% são multinacionais. Entre as áreas de atuação, os projetos de educação lideram. O tema está entre as ações de 70% das empresas, seguido por iniciativas de assistência social (60%) e meio ambiente (58%).
De acordo com Janice "as ações voluntárias são promovidas de forma sistemática para pouco mais de 60% das empresas, enquanto o restante (37,88%) faz de modo esporádico. Metade das empresas que têm programas de voluntariado (50,5%) é de grande porte, acima de 500 funcionários, segundo o estudo divulgado pela Folha de SP".
A presidente da comunidade destacou que o objetivo específico de uma comunidade terapêutica é tratar o transtorno individual, a desorganização do indivíduo em seus aspectos comportamentais, emocionais, de consciência, relacionais, familiares e profissionais, além disso, proporcionar a transformação de estilos de vida buscando estilos saudáveis e auxiliar na construção de uma identidade cidadã.
A Comunidade Terapêutica Campos de Luz atende adolescentes, jovens e adultos até 70 anos, do sexo masculino, sendo que o objetivo é a recuperação de dependentes químicos e a reintegração na família/sociedade, através da mudança comportamental e estilo de vida e auxiliar o dependente no processo de conscientização sobre sua doença e tratamento, mesmo que terminado o período de internação – reintegração à sociedade.
O regime de residência é de no mínimo 09 meses e o acompanhamento no pós-tratamento acontece durante um ano. A proposta de tratamento Campos de Luz engloba o desejo pessoal de recuperar-se, o uso de medicação somente com prescrição médica e a disciplina e respeito para consigo e pelo outros.
Há três elementos principais que são a disciplina, o trabalho e a espiritualidade. Quanto a disciplina o objetivo é fazer o indivíduo vencer as defesas internas da doença, remontar sua vida (família, emprego, sentimentos, hábitos etc.), que terão que ser mudados, sendo necessária a autodisciplina. Quanto ao trabalho, cada residente contribui com sua parcela de afazeres para o bem-estar de todos.
Com relação a espiritualidade, na Comunidade Terapêutica Campos de Luz vivencia e redefine sua relação com Deus. Esta dimensão da experiência da fé é vista como aquela em que age e envolve o espírito do homem levando-o à procura do significado da própria existência em direção ao transcendente. Segundo Janice "procuramos concretizar esse pressuposto através de uma perspectiva ecumênica dentro de um espírito cristão".
Dentre as atividades terapêuticas destacam-se: terapia individual, com grupos de apoio, avaliação e acompanhamento evolutivo, grupos terapêuticos e grupos de prevenção a recaída. Também são realizadas palestras temáticas, laborterapia/trabalho (cuidado com animais, pesca e cortes de peixe, noções de culinária, manipulação e higienização correta de alimentos, manutenção da casa), taekwondo, ioga e atividades culturais, esportivas e recreativas.
Após a apresentação, o município de Corupá aproveitou para divulgar que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) lançou edital para processo seletivo para cadastro reserva para exercício excepcional e temporário (ACT) para o ano letivo de 2013, vinculados ao Regime Celetista. As inscrições estão abertas desde o dia 14 de novembro e seguem até o dia 14 de dezembro de 2012, das 8 às 13 horas, na Secretaria Municipal de Educação.
Dentre os cargos estão: professor de 6º ao 9º ano do ensino fundamental; professor de educação infantil e ou séries iniciais do ensino fundamental; assistente administrativo; auxiliar de setor; instrutor de karatê; instrutor de música; auxiliar de consultório dentário; auxiliar agrimensor; merendeira; agente comunitário de saúde; auxiliar administrativo; auxiliar de manutenção e conservação; trabalhador braçal; motorista; auxiliar de serviços gerais; assistente social; médico ginecologista; fisioterapeuta; psicólogo; médico de saúde da família; e fonoaudiólogo.
A Consultora do Colegiado, Luzia Wilbert informou aos membros do Colegiado, que no primeiro semestre de 2013 a AMVALI estará realizando através da EGEM capacitação aos municípios para elaboração qualificada dos Planos Municipais de Assistência Social, que se refere ao Planejamento para a Política de Assistência Social de 2014-2017. Disse ainda que foram encaminhados via e-mail aos municípios, os componentes básicos de elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, conforme orientação do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
No final da reunião, os membros do colegiado realizaram confraternização de final de ano.