O Colegiado de Educação da AMVALI realizou a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira (28), conduzida pela Consultora do Colegiado, Luzia Wilbert que recebeu os novos gestores dos sete municípios da microrregião que atuam nesta área. O primeiro assunto foi a apresentação do Censo Escolar realizada pela Coordenadora Regional do Censo Escolar da 24ª SDR, Kátia Koerner Quandt.
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. O Censo Escolar é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Segundo Kátia os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
Kátia também informou o Censo Escolar nos municípios de abrangência da AMVALI, sendo que nos sete municípios são 230 escolas que atendem 62.578 alunos que estudam na rede Federal, Privada, Estadual e Municipal. O município de Barra Velha tem 6.391 alunos; Corupá 3.033; Guaramirim 8.119; Jaraguá do Sul 37.235; Massaranduba 3.062; São João do Itaperiú 884; e Schroeder 3.854.
Após a Secretária de Educação de Guaramirim, Cláudia Chiodini explanou sobre a participação de técnicos da Secretaria de Educação de Guaramirim no evento que aconteceu de 18 a 22 de fevereiro, em Fraiburgo/SC. O evento trabalhou a formação de orientadores de estudo que irão trabalhar o Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas unidades escolares.
O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. Caracteriza-se, sobretudo: pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização; pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios; e pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.
A seguir os participantes da reunião definiram a realização de uma capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR e sobre o Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças – SIMEC do Ministério da Educação, que será realizada pela AMVALI com a participação dos secretários e técnicos da educação dos sete municípios.
Durante a reunião, Iria Tancon, do Conselho Estadual de Educação explanou sobre a II CONAE (Conferência Nacional de Educação) e sobre as etapas preparatórias, ou seja, a realização de conferências Municipais, Estaduais e Regionais. Além disso, convidou todos para participarem de reunião referente ao CONAE que acontecerá no dia 16 de abril, no Colégio Bom Jesus, em Joinville. A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional e a segunda conferência nacional acontecerá em 2014, em Brasília.
Ao término da reunião, o Colegiado de Educação da AMVALI aproveitou para eleger o novo coordenador, o vice-coordenador e a secretária. Foram eleitos como coordenador do colegiado Elson Quil Cardozo (Secretário de Educação de Jaraguá do Sul), como vice-coordenador Leomar Kieckhoefel (Secretário de Educação de Massaranduba) e como secretária Claúdia Chiodini (Secretária de Educação de Guaramirim).
O professor Elson disse que como coordenador do colegiado irá trabalhar a socialização de ideias, a troca de experiências entre os municípios e a partilha para que haja um trabalho colaborativo nas gestões e sua bandeira será atuar principalmente como educador.
Maiores Informações sobre o Censo: Kátia Koerner Quandt – (47) 3276-9251.