You are currently viewing Câmara Técnica de Saúde Mental discute sobre a luta antimanicomial

Câmara Técnica de Saúde Mental discute sobre a luta antimanicomial

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Saúde da AMVALI através da Câmara Técnica de Saúde Mental realizou reunião na manhã desta quinta-feira (14), coordenada por Denise Thum, coordenadora da Saúde Mental de Jaraguá do Sul. O primeiro assunto discutido foi referente ao Protocolo de Saúde Mental do município de Schroeder.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF de Schroeder, Thaís R. Schauffert "o protocolo de Atenção em Saúde Mental é um guia para conhecimento da rede de Saúde Mental do município de Schroeder, um conjunto de recursos e tem como principal objetivo viabilizar cada vez mais o SUS no município, promovendo e qualificando o acesso ao cuidado. Assim conseguimos assegurar o princípio de territorialidade, descentralização do atendimento e garantir acesso às pessoas que necessitam de cuidados específicos na área de saúde mental".

A seguir o grupo debateu sobre a realização de um evento alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Foi definido que os municípios farão um folder em conjunto explicando a importância desta data e irão colocar a programação de cada município, sendo que um município participará da programação do outro.

O Dia da Luta Antimanicomial propõe tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo baseado na hospitalização perene. No Brasil, a data foi escolhida porque em 18 de maio de 1987 ocorreu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru – movimento que resultou na Reforma Psiquiátrica Brasileira, definida pela Lei 10.216 de 2001 (Lei Paulo Delgado), que instituiu os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde os pacientes recebem tratamentos semi intensivo (alguns dias por semana) ou nos casos mais severos, intensivos (todos os dias da semana), morando, entretanto, na maioria das vezes, junto com a família e convivendo em sociedade.

O grupo também discutiu sobre a realização de uma capacitação prevista para profissionais que atuam na área da saúde mental e da atenção básica dos municípios. O objetivo é discutir os problemas mais comuns em saúde mental. O colegiado definirá a data do evento e a programação na próxima reunião que acontecerá no dia 24 de abril, às 8h30min, na sede da AMVALI.