O Colegiado de Planejamento e Geoprocessamento da AMVALI realizou na tarde de ontem segunda-feira (25), reunião extraordinária que iniciou com apresentação do SIG – Sistema de Informação Geográfica DBMapa da Prefeitura de Jaraguá do Sul realizada pelo assistente de levantamento e atualização cadastral da Secretaria de Urbanismo, Roberto L. Zenhder e pelo supervisor de cadastro técnico, Geomir M Pereira.
O SIG de Jaraguá do Sul é utilizado em todos os setores para localização de imóveis, endereços; identificação de lotes e suas características territoriais e prediais (área, testada, topografia, pedologia, confrontantes etc); na sobreposição de mapas temáticos (carta de enchentes, evolução do perímetro urbano, mapa de solos, zoneamento etc); e no auxílio nas revisões e isenções do IPTU.
Roberto também explanou sobre os usuários do DBMapa, a cobertura geográfica existente, as aplicações e que através do sistema é possível localizar municípios confrontantes, visualizar os bairros, identificar áreas inundáveis, visualizar altimetria, localizar lotes baldios, conhecer as características dos lotes, visualizar lotes através de fotos, acompanhar a evolução urbana, fornecer dados ao patrimônio histórico e a defesa civil (áreas de risco), utilizar informações para fins de saúde pública como localizar fotos do mosquito da dengue, entre outros. Atualmente, Jaraguá do Sul tem aproximadamente 27.000 lotes registrados com fotografias, mas o programa permite a inserção em todos os lotes urbanos cadastrados (42.000).
De acordo com Roberto, o SIG também: permite a localização espacial das edificações, facilitando as tarefas referentes a numeração predial; fornece bases para elaboração de projetos de pavimentação, abertura de ruas, desapropriações, permutas; garante maior precisão e confiabilidade na verificação de áreas sujeitas a inundação; é a base de dados cartográficos para o acompanhamento de obras públicas.; possibilita a localização exata das áreas municipais no espaço urbano, com caracterização física do terreno o que auxilia no planejamento de sua ocupação.
A seguir foi realizada apresentação e treinamento do Sistema de Informações Geográficas da AMVALI – SIG AMVALI pelo consultor de Geoprocessamento, Julio Refosco que abordou os seguintes tópicos: a instalação do QGIS, o SIG AMVALI (antecedentes, visão geral, grupos de dados, funcionalidades e vantagens do SIGonline e Mapaonline, grupos de dados, entre outros).
Para finalizar foi realizada apresentação de proposta de aquisição de imagem pela analista Caroline Coelho. A próxima reunião do Colegiado de Planejamento e Geoprocessamento já foi agendada para o dia 29 de abril, às 14 horas, na sede da AMVALI.