AMVALI capacitará gestores em junho
O Colegiado de Assistência Social da AMVALI realizou reunião na manhã desta segunda-feira (15), coordenada por Gessi Correa, Secretário de Assistência Social de São João do Itaperiú. O primeiro assunto da pauta foi a apresentação da Comunidade Terapêutica Campos de Luz realizado pela presidente da comunidade, professora e empresária Janice Hafermann Breithaupt.
A comunidade foi criada há 11 meses e atende adolescentes, jovens e adultos até 70 anos, do sexo masculino, sendo que o objetivo é a recuperação de dependentes químicos e a reintegração na família/sociedade, através da mudança comportamental e estilo de vida e auxiliar o dependente no processo de conscientização sobre sua doença e tratamento, mesmo que terminado o período de internação – reintegração à sociedade. A comunidade está localizada no bairro Caixa D´Água, em Guaramirim.
A proposta de tratamento Campos de Luz engloba o desejo pessoal de recuperar-se, o uso de medicação somente com prescrição médica e a disciplina e respeito para consigo e pelo outros. Há três elementos principais que são a disciplina, o trabalho e a espiritualidade. Quanto a disciplina o objetivo é fazer o indivíduo vencer as defesas internas da doença, remontar sua vida (família, emprego, sentimentos, hábitos etc.), que terão que ser mudados, sendo necessária a autodisciplina. Quanto ao trabalho, cada residente contribui com sua parcela de afazeres para o bem-estar de todos. Com relação a espiritualidade, na Comunidade Terapêutica Campos de Luz vivencia e redefine sua relação com Deus.
Dentre as atividades terapêuticas destacam-se: terapia individual, com grupos de apoio, avaliação e acompanhamento evolutivo, grupos terapêuticos e grupos de prevenção a recaída. Também são realizadas palestras temáticas, laborterapia/trabalho (cuidado com animais, pesca e cortes de peixe, noções de culinária, manipulação e higienização correta de alimentos, manutenção da casa), taekwondo, ioga e atividades culturais, esportivas e recreativas.
O próximo assunto foi explanado por Loreci Glau, coordenadora do Setor de Controle e Planejamento da Gerência de Vigilância Socioassistencial da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que repassou informações sobre o Colegiado de Assistentes Sociais das Associações dos Municípios Catarinenses – COAS/SC, sobre o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS e sobre a Comissão Intergestores Bipartite – CIB/SC.
Loreci trouxe informações da reunião do COAS que aconteceu no dia 4 de março, em Lages e informações sobre a reunião do COEGEMAS e da CIB que aconteceu no dia 27 de março. Também falou sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e informou aos participantes do colegiado sobre a XIX Assembleia Geral do COEGEMAS que acontecerá no dia 18 de abril, em Chapecó e que elegerá a nova diretoria. Os participantes também foram informados sobre reunião do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/SC que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, em Joinville.
A seguir foram repassadas informações sobre a "Capacitação Trabalho Social com Famílias no Sistema Único de Assistência Social", que acontecerá nos dias 3 e 4 de junho (1º módulo) e nos dias 10 e 11 de junho (2º módulo), na sede da AMVALI. O evento será realizado pela AMVALI em parceria com a FECAM e a EGEM. O objetivo é capacitar trabalhadores da assistência social para a utilização dos instrumentos técnico-operativos no trabalho social com famílias, garantindo a busca do fortalecimento do território.
O público-alvo são gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social que atuam na proteção social básica e especial, demais interessados. As inscrições devem ser realizadas através do site: http://www.egem.org.br/.
Para colaborar com a Comunidade Terapêutica Campos de Luz:
– Ligue para (47) 9263-5147.
– Ou contribua através da conta: 91216-6, agência: 0356. Banco: Bradesco.