A Câmara Técnica de Saúde Mental do Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião nesta manhã, coordenada por Denise Thum – Coordenadora da Saúde Mental de Jaraguá do Sul. Um dos assuntos discutidos foi sobre a construção da rede psicossocial da região nordeste de saúde, onde a coordenadora participará de reunião da Câmara Técnica da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) nesta quinta-feira (25), na SDR de Joinville, onde será discutida a estrutura necessária para construção da rede.
Segundo Denise os membros da Câmara Técnica de Saúde Mental da AMVALI também discutiram sobre a ampliação da câmara que objetiva trazer a participação de várias entidades e instituições e sobre a primeira capacitação que será realizada sobre o tema "Atenção Básica", cuja data e programação ainda serão divulgadas.
Na sequência o grupo definiu a programação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, onde cada município realizará um evento. O grupo está construindo um folder com a programação de cada município que em breve será divulgado.
O Dia da Luta Antimanicomial propõe tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo baseado na hospitalização perene. No Brasil, a data foi escolhida porque em 18 de maio de 1987 ocorreu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru – movimento que resultou na Reforma Psiquiátrica Brasileira, definida pela Lei 10.216 de 2001 (Lei Paulo Delgado), que instituiu os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde os pacientes recebem tratamentos semi intensivo (alguns dias por semana) ou nos casos mais severos, intensivos (todos os dias da semana), morando, entretanto, na maioria das vezes, junto com a família e convivendo em sociedade.
A próxima reunião da Câmara Técnica de Saúde Mental do Colegiado de Saúde da AMVALI será no dia 22 de maio, às 8h30min, na AMVALI.