O Diretor Executivo do Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Victor Alberto Danich, palestrou sobre "Inovação Tecnológica e Políticas Públicas" na noite de ontem (4), na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI.
A palestra iniciou abordando sobre a revolução do empreendedorismo, as principais invenções que ocorreram no século XX fruto da inovação, o empreendedorismo como centro de políticas públicas, o papel das incubadoras, fatores críticos para o desenvolvimento econômico (talento, tecnologia, capital e conhecimento), a tecnologia e as mudanças sociais.
Segundo Victor "mudança em tecnologia significa mudança cultural, afetando os hábitos e padrões de comportamento, como também a própria estrutura social e a distribuição do poder, da riqueza e do prestígio dentro da sociedade. Uma nova tecnologia pode ser considerada como a força impulsora de novas relações sociais, que implica novos métodos de divisão do trabalho e novos critérios para a avaliação da eficiência. A economia capitalista de mercado tornou-se proprietária da invenção e a inovação, dependente do dono do capital".
As relações entre a tecnologia e a sociedade podem ser representadas por um processo recíproco, em que a primeira proporciona a força motriz da mudança social, enquanto valores e instituições sociais e estruturas políticas influem no desenvolvimento e na adaptação de novas tecnologias.
No ensino da tecnologia, é importante insistir que seu progresso não depende unicamente do conhecimento científico. Inovação de produtos e processos pode ser realizada empiricamente, por observações e pela combinação criativa de diferentes tipos de conhecimento. A formação de uma mentalidade criativa, solidária e leal à coletividade, terá efeitos práticos importantes no exercício futuro das atividades profissionais.
Victor explanou também sobre o trabalho realizado pelo JaraguaTec que é um espaço para a ciência e a tecnologia como caminho para o desenvolvimento. É um modelo tecnológico que conforma um empreendimento promotor da cultura da inovação, da competitividade, do aumento da capacitação empresarial fundamentado na transferência de conhecimento e tecnologia, com o objetivo de incrementar a produção de riqueza, renda e emprego na região.
O palestrante discorreu sobre as instalações do JaraguaTec que está localizado junto ao Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, mostrou as empresas incubadas e os produtos desenvolvidos por estas empresas, os editais de apoio, empresas incubadas contempladas no SINAPSE 2010 e empresas que já foram graduadas.