Ontem à noite (23), a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) foi honrada durante a cerimônia de premiação organizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O prestigiado Prêmio Fritz Müller, reconhecido como a mais alta distinção ambiental no estado, busca destacar projetos e iniciativas que transcendem as exigências legais, proporcionando benefícios tangíveis para o desenvolvimento sustentável.
O Prêmio, batizado em homenagem ao ilustre naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido como Fritz Müller, celebra o bicentenário de seu nascimento em 2022. Müller, um pioneiro e estudioso do meio ambiente, é reverenciado como o “príncipe dos observadores da natureza”.
O Projeto Mananciais, desenvolvido pela Amvali, conquistou um lugar de destaque ao ser nomeado vencedor na categoria “Recuperação de Áreas Degradadas”. O projeto têm como objetivo a recuperação de áreas de preservação permanente (Mata Ciliar) de nascentes e córregos localizados nos rios da nossa Bacia Hidrográfica. Essa proteção e recuperação das matas, busca a proteção da água, para que no futuro a nossa região não venha a sofrer com a falta desse recurso;
Além de um grande incentivo, é um grande orgulho recebermos uma premiação para o Projeto Mananciais. Sabemos que temos muitos desafios, as alterações climáticas já estão mostrando como cada vez mais precisamos dar atenção a nossa natureza.
Disse em entrevista a Record, a Engenheira Florestal da Amvali, Karine Holler.
A mais recente edição do Prêmio Fritz Müller registrou um recorde de inscrições, com 125 projetos ambientais participantes. Dentre essas iniciativas, foram selecionados 12 projetos vencedores e concedidas 2 menções honrosas. A diversidade e qualidade dos projetos evidenciam a colaboração ativa entre empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações em Santa Catarina.
Ao ser reconhecida no Prêmio Fritz Müller, a Amvali reforça seu compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e a preservação dos recursos naturais. Essa conquista destaca a importância do engajamento comunitário na construção de um futuro ambientalmente responsável e equilibrado em Santa Catarina.
Link da entrevista a Record: https://www.youtube.com/watch?v=nYIaFiXGyA8