Na tarde do dia 20 de outubro, uma reunião realizada na sede da Amvali marcou um importante marco na segurança pública. Foi aprovada a instalação da primeira Central de Videomonitoramento Regional do Brasil implantada por municípios para uso da Polícia Militar do estado de Santa Catarina, que será localizada nas instalações da antiga Câmara de Vereadores na Avenida Getúlio Vargas, BR 280.

No encontro, estiveram presentes diversas personalidades e autoridades de destaque. Entre os participantes, o Deputado Antídio Lunelli e o Assessor Parlamentar, Daniel Arruda representando o Deputado Carlos Chiodini. A reunião também contou com a participação da Coronel Arlene Vilela, representando o 12º e 14º Batalhão de Jaraguá do Sul, juntamente com o Major Denk do 23º Batalhão de São Bento do Sul. Além disso, os prefeitos da região da Amvali, Osvaldo Devigili de Guaramirim, José Jair Franzner de Jaraguá do Sul, Odenir Deretti de Massaranduba, Claudio Finta de Corupá e Douglas Elias da Costa de Barra Velha, estiveram presentes, contribuindo com suas perspectivas. A reunião ainda contou com a presença da Diretora Executiva da Amvali, Juliana Demarchi, e do Engenheiro Civil Guilherme G. Ohlweiler, que compartilharam informações técnicas cruciais relacionadas ao projeto em execução.

Nesta reunião, foi aprovada a construção da primeira Central Regional de Videomonitoramento para uso da Polícia Militar em parceria com os municípios. O sistema será totalmente integrado com as prefeituras e prestará serviços aos municípios de Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

A nova central atenderá uma ampla gama de demandas, incluindo a capacidade de fornecer treinamento ao efetivo, palestras para mulheres vítimas de violência, sessões informativas sobre drogas, orientações para condutores infratores, reuniões da Rede de Vizinhos, o Projeto Banda Marcial Mirim, cuidados com o efetivo, sala de descompressão, serviços de psicologia, assistência social e disponibilização do auditório para a comunidade.

Considerações positivas sobre o edifício incluem a sua proximidade ao 12º Comando Regional de Polícia Militar, localização central e estratégica, compatibilidade do edifício para o novo uso, estrutura íntegra e em boas condições, e dimensionamento adequado para expansão, destacando a importância deste passo significativo na melhoria da segurança e serviços à comunidade.