You are currently viewing Schroeder – inclusão se faz pelo esporte!

Schroeder – inclusão se faz pelo esporte!

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Schroeder – A infância e a adolescência são levadas a sério em Schroeder. Um dos grandes projetos de repercussão é desenvolvido pela Comissão Municipal de Esportes, envolvendo as categorias de base e escolar. As categorias de base envolvem alunos de 5 a 17anos, com os quais são trabalhados os projetos Desporto de Base e Segundo Tempo, este vinculado ao Ministério do Esporte por meio do Instituto Contato e tem como patrocinadores o Besc e a Eletrosul.

O projeto Desporto de Base tem a parceria de 19 empresas, sendo elas a Loja Berthê, Posto Salomon, Néki Confecções, Bananas Voigt, Transpantanal, Padaria Flohr, Fama Motos, Coremaco, Bamak, CSM, D.Jonas/Pasold, Anjo Farma, Caiman Malhas, Supermercado Rancho Bom, Orgânicos Tio Frido, Angerô Malhas, Posto Mime, Grameyer, AM Contabilidade, além dos campos do Esporte Clube Aliança (Schroeder I) e Zerbin (Rio Hern).

A administração municipal, desde o princípio, tem demonstrado preocupação com o atendimento nos bairros. A distância era um fator impeditivo para que os as crianças e adolescentes de localidades distantes tivessem acesso ao ginásio Alfredo Pasold, no centro, para participar das escolinhas de futsal e de voleibol.

Neste ano foi implantado o projeto Escolinhas de Futebol de Campo nos bairros, idealizado pelo prefeito Felipe Voigt. Até agora está implantado em Schroeder I e Rio Hern, atendendo em torno de 200 crianças. Os próximos bairros a serem beneficiados são Schroeder III e Rancho Bom. Itoupava-Açu também.

O prefeito Felipe é um entusiasta dos projetos. Para ele, enquanto praticam esportes desenvolvem atividades sadias e no se envolvem com drogas e violência.

Projetos envolvem 750 praticantes

Os projetos atendem em torno de 750 crianças e adolescentes. Com a implantação do projeto Segundo Tempo e com a vinda de materiais complementares, esta clientela tem a oportunidade de participar de mais de uma atividade esportiva no mesmo período, reduzindo o tempo ocioso, o que é relevante no abrandamento dos riscos sociais.

No Complexo Esportivo acontecem as atividades de futsal com os professores Glauco e Fábio, voleibol com a professora Cristiane e tênis de campo com os professores Fábio e Diogo. Nos campos da Aliança e do Zerbin são oferecidas as modalidades de futebol de campo e tênis de campo com os professores Charles e Alexandre.
Na Escola Santos Tomaselli, as atividades de xadrez, tênis de mesa e tê-nis de campo com a professora Marciana e a canoagem, sob a ponte do Gneipel, têm a orientação dos professores Fabiano e Fábio. A diretora esportiva Edite Hang informa que qualquer criança e adolescente pode participar das atividades, basta se dirigir a um dos locais ou na própria CME.

A conseqüência do trabalho de base são as equipes de competição de futsal, voleibol e canoagem, que participam de competições regional e estadual.

Fonte: Jornal do Vale