Era domingo do dia dos pais. A família Kraich, do bairro de Medeiros em Barra Velha, estava reunida para o almoço festivo. Os pais, Vicente e Margarida Kraich, resolveram colher um cará, pertencente ao grupo da mandioca e do inhame, e preparar alguns pratos. Para a surpresa de todos, o cará retirado do quintal pesava aproximadamente 50 quilos.
Na manhã desta terça-feira (14) o engenheiro agrônomo da prefeitura de Barra Velha, Osvaldo Duarte e os engenheiros da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Marcelo Jacoby e Marcos Bruel, visitaram a propriedade da família, onde Margarida mostrou o cará a eles. De acordo com o Duarte, este é um fato raro. "Podemos apenas dizer que é algo inusitado, sem uma explicação palpável. Apenas posso dizer que a fertilidade do solo é excelente", explicou.
Margarida costuma usar com freqüência o cará. Ela utiliza a hortaliça em diversos pratos, como pães, maionese, cozido com melado, saladas, entre outros. Ela diz que todos ficaram surpresos com o tamanho e peso do cará. "Começamos a cavar e quanto mais terra era retirada, mais nós víamos o seu tamanho. Alguns pedaços ainda ficaram na terra, mesmo assim seu peso é de 50 quilos, nunca vimos um deste tamanho", diz ela impressionada.
O cará ficará alguns dias em exposição no sítio da família Kraich. Os interessados em fazer uma visita ao sítio devem procurar a secretaria de Agricultura, no prédio da prefeitura, ou ligar para o número (47) 3446-7719 e falar com Osvaldo.
O cará é do mesmo grupo da mandioca e do inhame. Tem casca marrom escura, coberta com fibras finas e polpa fibrosa branca ou amarelada. É muito consumido, principalmente no Nordeste. Na cozinha seu uso é muito variado e pode ser preparado da mesma forma que a batata. É rico em hidratos de carbono, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio.
Fonte: Assessoria de Comunicação de PMBV