Na noite de ontem (28-8) a ACIAS – Associação Empresarial de Schroeder e a Prefeitura Municipal de Schroeder, reuniram-se nas dependências de empresa Grameyer S.A, para discutir estratégias de articulação da sociedade civil local e regional, para a sensibilização das autoridades estaduais estarem promovendo a ampliação do fornecimento de energia elétrica ao Município.
Segundo o Presidente da ACIAS, empresário Alceu Grade, Schroeder passa por um momento importante de sua história, pois necessita de uma ampliação considerável na oferta de energia elétrica para os próximos anos, "apesar de contar hoje com disponibilidade para novas ligações, o empresariado local prevê risco de falta de energia quando da ativação de vários planos de expansão das empresas já instaladas no Município", argumenta.
A discussão foi levantada pelo empresário Eduardo Ferreira Horn (foto), Superintendente do Grupo Menegotti, acionista da Menfund, empresa de fundição mais moderna da América Latina e que está passando por um processo de expansão que deverá colocá-la no posto de uma das maiores do Brasil. Horn destaca a excelente qualidade da mão de obra local de Schroeder, bem como sua posição geográfica privilegiada, "acreditamos no Município, apostamos aqui a muito tempo atrás e queremos continuar crescendo, em sintonia com o povo daqui", destaca Horn.
Por sua vez, o Prefeito Municipal Felipe Voigt, também Presidente da Amvali, chama a atenção para a atual política energética nacional que discrimina os pequenos Municípios em detrimento dos maiores, o que na sua percepção, vem ao oposto do bom senso, uma vez que impõe aos pequenos Municípios somente o ônus do crescimento, servindo exclusivamente como cidades dormitórios. "temos que quebrar esse vício, através da mobilização regional em prol de uma distribuição mais justa do crescimento. Essas empresas nasceram em Schroeder, creceram aqui e não é justo que sejam obrigadas a sair de Schroeder para continuar crescendo, isso é inadmissível para nós!"
Como principal encaminhamento da reunião, os empresários do Município, apoiados em estudo técnico apresentado pelo Engenheiro Eletricista Luiz Negri, chegaram a conclusão de que Schroeder necessitará para os próximos dois anos de uma nova sub-estação de energia com tensão de 138 KV, condição essencial para sustentar a expansão industrial.
Fonte: AssCom Amvali.