O Comitê de Implantação e Acompanhamento "Universidade Federal do Norte de Santa Catarina", que integra representantes de Jaraguá do Sul, Joinville, Guaramirim e Araquari, entregou o projeto da UFSC Norte para a senadora Ideli Salvatti e para o reitor Lúcio Botelho, indicando as áreas de atuação dos cursos considerados essenciais pelo Comitê. Todos são voltados à inovação tecnológica, para seguir à vocação empreendedora da região, como registrou o presidente do ProJaraguá, Anselmo Ramos, e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Márcio da Silveira.
A idéia são cursos que por meio da inteligência gerem o desenvolvimento sócio-econômico da região e a infra-estrutura. "A inovação tecnológica dará a devida sustentabilidade à economia. Entendemos que este é o caminho. Queremos transformar Jaraguá em pólo tecnológico de referência nacional", disse Anselmo Ramos durante a plenária da Acijs e Apevi, na segunda-feira. Márcio Silveira completou dizendo que a escolha de Joinville – região da curva do arroz, na BR-101 – para ser sede do Campus Norte da UFSC atende ao interesse de todos e que o Norte está unido em torno do interesse comum.
"Tanto é verdade que Joinville está apoiando abertamente a necessidade de duplicação da BR-280, trecho que vai de São Francisco até Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. O movimento UFSC Aqui! cumpriu o seu papel de mobilização do Vale do Itapocu, mas agora os propósitos estão unificados entre as microrregiões polarizadas por Joinville e Jaraguá. Não existem disputas, existem sim, interesses comuns pela Universidade Federal do Norte de Santa Catarina", disse Márcio.
O presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Paulo César Chiodini, registrou que a luta, agora, é obter recursos financeiros para implantar o campus, numa área de 2 milhões de metros quadrados, nas margens da BR-101. O deputado federal Carlito Merss fez emenda no valor de R$ 2 milhões para 2008 à interiorização da UFSC. "Também a senadora Ideli Salvatti e outros parlamentares da Bancada Federal Catarinense devem apoiar o projeto", comentou Chiodini.
Fonte: Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
Assessoria de Comunicação Social
Alessandra Vosseler/Flávio Brugnago