Municípios adquirem bens e serviços pelo sistema de compras da CNM

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O portal Cidadecompras inicia a semana com a realização de 20 processos de compras previstos para esta segunda-feira, 10 de setembro. Materiais escolares e de expediente, veículos, medicamentos, equipamentos agrícolas e outras aquisições serão feitas por meio do portal desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

As prefeituras utilizam a ferramenta com intuito de promover agilidade no processo de compra pública, transparência nas licitações e possibilidade de conquistar economia de até 30% em relação ao valor de referência. A CNM garante que o sistema também é um meio para informatização da prefeitura.

Pregões presenciais serão realizados pelas prefeituras de Montes Claros de Goiás (GO), Araguaína (TO), Sorriso (MT) e Porto Xavier (RS). Na modalidade eletrônica realizarão pregões os municípios de Alvorada, Esteio, Jarí, Jaguarão, Pelotas e Uruguaiana, todas do RS, Miracema (RJ), Juíz de Fora (MG), Costa Rica e Oliveira, em Mato Grosso do Sul, Conceição da Barra (ES) e Palmas (TO).

Sistema

O Cidadecompras oferece três modalidades para aquisição de bens e serviços públicos. O processo de cotação eletrônica pode ser aberto para compras de até R$ 8 mil e dispensa o prazo de publicação e cadastramento de propostas, que é de oito dias úteis. Acima desse valor, a compra pode ser feita por pregão eletrônico ou presencial, que exige o edital de licitação, prazos de publicação e registro de propostas. Porém, nessa modalidade, não há valor limite.

A outra opção é o pregão presencial, por meio do qual os fornecedores encaminham as propostas para a prefeitura e devem estar presentes no dia do pregão.

Fonte: Agência CNM