O Hospital e Maternidade São José passa a contar com um Banco de Coleta de Sangue, investimento que contou com o apoio financeiro da Zanotti S/A e que faz parte do Plano Diretor estabelecido pela instituição. A obra tem 168,96 metros quadrados e conta com diversas dependências para atender a coleta de sangue dentro dos padrões internacionais.
O banco de coleta vai funcionar em parceria com o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), que faz o processamento e a distribuição do sangue e que atende a 95% da rede pública do Estado. "Em qualquer região de Santa Catarina, o sangue tem a mesma qualidade", ressaltou Carmem Zanotto, que pediu a comunidade a doação voluntária de sangue para salvar vidas.
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS, transferiu a reunião plenária para prestigiar a inauguração. A entidade formalizou em 2004 a parceria com a Sociedade Divina Providência, o que possibilitou vários investimentos. O orçamento inicial de R$ 15 milhões deve alcançar R$ 18 milhões, de acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Mattos, para atender as necessidades globais do hospital nos próximos anos.
Mattos ressaltou que a materialização das metas está sendo possível pela participação da iniciativa privada, governo estadual e municipal e Câmara de Vereadores.
"O Banco de Coleta de Sangue é parte do projeto global. Encontramos no empresário Waldemar Zanotti um parceiro que cumpriu o que prometeu, possibilitando a volta do Banco de Sangue, que tem capacidade para atender até 50 doações/dia", disse.
O presidente da Comissão de Construção, empresário Vicente Donini, destacou que entre a reabilitação do prédio e construção nova, são 9.525m2, destes, 74% de áreas novas, que se somam a componentes importantes como a humanização dos ambientes internos e externos do Hospital São José. Segundo ele, serão necessários pelo menos três anos de trabalho para que outras áreas sejam reedificadas e equipadas, deixando o hospital pronto e acabado.
Donini acredita que não faltará apoio para que os investimentos se concretizem. O diretor da Zanotti S/A, Lourival Karsten, comentou que as parcerias são fundamentais para melhorar a estrutura do hospital, no conjunto. "Este Banco de Sangue vai beneficiar pelo menos 200 mil pessoas da região, entre elas os 1.300 colaboradores da Zanotti. É uma obra que valoriza a generosidade dos doadores".
Para o presidente da Acijs, Paulo César Chiodini, "essa é mais uma obra na qual a classe empresarial está envolvida e faz parte do planejamento estratégico da Acijs, como uma diretriz da atual gestão. A entrega do Banco de Sangue dará mais comodidade às pessoas doadoras de sangue, possibilitando o retorno da coleta em Jaraguá do Sul e evitando o deslocamento até o Hemosc de Joinville".
O Prefeito de Jaraguá do Sul, Moacir Antônio Bertoldi destacou as parcerias e o compromisso social dos governos estadual e municipal, junto com as empresas apoiadoras do projeto do Hospital São José, proporcionando instalações e equipamentos de qualidade.
"A cidade dá mais um exemplo de unidade, de comprometimento e de preocupação com o que de mais importante uma pessoa tem: a saúde e o bem-estar", completou.
Fonte: Associação Empresarial de Jaraguá do Sul / AssCom Amvali.