You are currently viewing PERH/SC inicia encontros preparatórios pelo Extremo-oeste

PERH/SC inicia encontros preparatórios pelo Extremo-oeste

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Florianópolis (24/10/2007) – O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), iniciou na última terça-feira (23), em São Miguel do Oeste, (RH1 – Extremo-oeste), a série de Encontros Preparatórios do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/SC) que se estendem até o dia 6 de dezembro, nas dez Regiões Hidrográficas do Estado. O PERH/SC é desenvolvido pela empresa Magna Eng. Ltda, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e com apoio institucional e parceria dos Comitês de Bacias, das 36 Secretarias Regionais (SDRs) e de outras instituições locais. Mais de 120 pessoas participaram do evento.

Estes encontros fazem parte de mais uma etapa do plano, que visa definir estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável, através do uso racional e a conservação da água. Em cada Região Hidrográfica, a SDS vai apresentar a situação das águas e serão realizadas oficinas em grupos temáticos.

No encontro da RH1 – Extremo-oeste, formada pelas Bacias Peperi-Guaçu e Antas, participaram 123 representes da sociedade, policiais ambientais, lideres comunitários, órgãos do governo e entidades afim, pertencentes às SDRs São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Maravilha e Itapiranga.

Os participantes debateram e apontaram ações para cinco temas: cidadania e recursos hídricos; poluição dos recursos hídricos; preservação e recuperação dos recursos hídricos; eventos hidrológicos críticos – secas e enchentes; e usos dos recursos hídricos.

Foram apontadas propostas como: educação para o gerenciamento da água, articulada pelos três setores (público, privado e sociedade civil); criação de um programa de gestão, de forma democrática, participativa e continuada da água nos três setores; criação de fóruns locais e regionais de gestão da água; exigir, do primeiro setor, maior austeridade no controle do uso da água; e fazer com que a sociedade busque a autogestão do recurso.

Os participantes ainda apontaram algumas propostas como a criação de agendas 21 locais; limpeza imediata dos rios; criação de fundos públicos para financiar projetos de recuperação ambiental; criação de unidades ambientais; fiscalização efetiva por parte dos governos; e políticas ambientais voltadas à realidade regional. Foram mais de 100 as propostas apresentadas, que serão debatidas e enumeradas pela SDS.

O próximo encontro será realizado na Região Hidrográfica do Meio-oeste, na próxima quinta-feira (25/10), no Auditório da Faculdade Exponencial, em Chapecó.

Fonte:Soledad Urrutia
Assessoria de Impresa
Plano Estadual de Recursos Hídricos