Todos os usuários de água da Região Hidrográfica do Planalto de Lages (RH) estão sendo convidados a discutir o futuro da água, num Encontro Preparatório do Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/SC), que será realizado no próximo dia (06/11), no Auditório da UNIPLAC, em Lages. Na oportunidade será apresentado o diagnóstico dos recursos hídricos da RH; e serão realizadas discussões de estratégias e ações para a preservação da água, conforme os anseios e as necessidades locais.
No encontro a sociedade poderá, não apenas conhecer a realidade da água e as demandas atuais e futuras, mas, participar do planejamento dos cenários desejados para os próximos anos, contribuindo com propostas e sugestões.
"Através do Perh/SC – instrumento de gestão de recursos hídricos – serão desenvolvidos estudos, investigações, diagnósticos e planejamento de curto, médio e longo prazos, visando definir, em conjunto com a sociedade, estratégias e ações que permitirão o desenvolvimento sustentável, através do uso racional e a conservação dos recursos hídricos", explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jean Kuhlmann.
Ao todo, serão realizados dez encontros preparatórios, nas dez Regiões Hidrográficas do estado, com apoio dos Comitês de Bacias; das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional; e de instituições locais.
Kuhlmann ressalta a importância da discussão participativa, envolvendo sociedade e poder público, enfatizando que a adequada gestão dos recursos hídricos catarinenses, visando o equilíbrio entre demanda e disponibilidade e garantindo o acesso à água, em quantidade e com qualidade, para todos os usuários, é um dever do Estado, um direito e uma responsabilidade de todos os cidadãos. "Por isso, a gestão deve ser organizada e compartilhada com a sociedade e não apenas para a sociedade, já que é a participação social que torna os processos democráticos, validando os reais anseios locais".
O PERH/SC está sendo construído pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, através da empresa Magna Engenharia Ltda, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
Maiores informações estão disponíveis no site www.aguas.sc.gov.br/perh
Fonte: Soledad Urrutia – Assessoria de Impresa
Plano Estadual de Recursos Hídricos