Representantes dos municípios de Jaraguá do Sul, Schroeder e da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) participaram do curso "Encerramento de Exercício" realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis.
O curso reuniu contadores, controladores internos, secretários de finanças e da fazenda, secretários de administração e técnicos que atuam nas prefeituras e câmaras de vereadores.
Alguns temas abordados foram sobre as restrições mais pontadas pelo TCE na apreciação das contas anuais do Prefeito e como evitá-las; Observância ao regime de competência para as despesas e caixa para as receitas/ Realização dos registros contábeis; Avaliação do cumprimento dos gastos mínimos com saúde, educação, remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício, cumprimento do limite de gastos com despesas administrativas do RRPS, gastos com pessoal, limite de endividamento; elaboração de relatórios; elaboração do desdobramento da receita em metas bimestrais de arrecadação, da programação financeira e cronograma de execução mensal de desempenho e das metas fiscais em metas quadrimestrais.
Segundo responsável pelo setor de Movimento Econômico da Amvali, Mateus S. Silvestrin, "durante o evento também foram discutidas as principais diferenças entre o plano de contas atual e o plano de contas a ser adotado em 2008, os lançamentos a executar dia-a-dia (aplicação financeira, baixa patrimonial, restos a pagar), tabela de eventos e orientações sobre a adoção do plano de contas único pelos municípios".
O palestrante foi Ademir Deschamps, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e chefe do Gabinete do Conselheiro, César Fontes.
Assessoria de Imprensa Amvali