A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) realizou muitos projetos ao longo de 2007. Para o Presidente da Amvali e Prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, “este ano foi produtivo, a Amvali conseguiu se reestruturar, fazer um planejamento envolvendo todos os prefeitos e colocar em prática alguns projetos como o Consórcio das Águas e o programa de combate a infestação por “Maruim”. Foi um período onde procuramos dar um norte para a Associação, ampliar sua parte física e adquirir mais um veículo. Avançamos em todas as áreas, principalmente no que se trata do desenvolvimento econômico dos municípios, onde conseguimos melhorar alguns índices”, explicou.
A Amvali é uma entidade que representa sete municípios que compõe o Vale do Itapocu e realiza um trabalho sério, de representação, visto que a região não tem representantes como deputados estaduais e federais.
Segundo Felipe Voigt “deixo a presidência da Amvali com o dever confiado a mim cumprido, pois o meu objetivo de vida é trabalhar e produzir independente do lugar onde estou se é na Prefeitura ou na Associação. Aprendi muito neste período estando na presidência e tive o apoio de todos os outros prefeitos, colegas de trabalho e parceiros. Procuro não parar no espaço e sim avançar a cada dia, pois cada vez é maior a responsabilidade. Hoje a minha vida é bastante agitada, mas de realização, porque olho para trás e vejo que consegui ajudar muitas pessoas. O dinheiro e o patrimônio não são coisas importantes, o importante é o trabalho prestado a comunidade”, salientou.
RECOMENDAÇÃO
Felipe Voigt aproveita para deixar uma mensagem ao novo presidente da Amvali em 2008, o Prefeito de Massaranduba – Dávio Leu que assume automaticamente o cargo no dia 1º de janeiro de 2008 e que foi eleito por aclamação em assembléia realizada no dia 12 de dezembro: “Pela experiência que Dávio Leu tem como prefeito, como presidente da Amvali que já foi em outras oportunidades, pela sua experiência cabe buscar junto com os demais prefeitos um entrosamento maior. Continuar os projetos e desenvolver outros. Confio muito no novo presidente e acredito que fará um bom trabalho, com certeza continuarei sendo parceiro da Amvali e do novo presidente até mais do que fui no período em que estive na presidência”.
Elencamos abaixo, algumas das principais ações da Amvali ao longo de 2007, como sugestão de pauta e informação:
1- Março e Dezembro – criação/reativação dos seguintes colegiados temáticos: Administração, Finanças e Tributação; Agricultura, Pesca e Aqüicultura; Assistência Social; Defesa Civil; Procuradores e Assessores Jurídicos; Saúde e Colegiado Extraordinário de Segurança Pública. Os colegiados da Amvali constituem-se em esferas de articulação de caráter voluntário, abertos a participação de qualquer cidadão que queira contribuir para a resolução dos temas abordados. As agendas de reuniões dos mesmos encontram-se disponíveis no site da entidade sempre com antecedência prévia de no mínimo sete dias.
2- Maio a Agosto – construção participativa do Planejamento Estratégico da AMVALI, com a definição de 5 diretrizes estratégicas e de 22 projetos estratégicos da entidade, alguns já implantados e outros inovadores, aguardando disponibilidade por parte da equipe técnica da Amvali.
3- Junho – Amvali cede espaço físico para o “Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu” e assina convênio de cooperação técnica para permitir, facilitar e incentivar a cooperação mútua, em todas as fases da elaboração do “Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapocu”, assim como promover a execução de projetos em conjunto relacionados à gestão dos recursos naturais, nas áreas de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu que se considerem de interesse comum entre as entidades.
4- Junho – Amvali organiza Audiência Pública Estadual da Bananicultura com a presença de técnicos do Ministério da Agricultura, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Federação das Associações de Bananicultores de Santa Catarina, visando a discussão de soluções frente às barreiras fitossanitárias à exportação de banana.
5- Julho – Realizada pela Amvali a 3ª Conferência das Cidades do Vale do Itapocu, congregando agentes políticos e sociais dos 7 Municípios da Amvali, os quais discutiram os desafios inerentes ao crescimento territorial urbano das cidades e seu desafio no século XXI.
6- Agosto – Amvali encaminha dossiê à Anatel comprovando potencial existente para a expansão econômica da microrregião e relatando as deficiências e falta de investimentos em tecnologia de banda larga e da falta de cobertura em telefonia celular nos arredores de Massaranduba e São João do Itaperiú, ao longo da SC-474, gerando desdobramentos que oportunizaram a abertura de negociações diretas com a diretoria das operadoras.
7- Setembro – Os Prefeitos Municipais dos sete municípios da Amvali assinam o Protocolo de Intenções do “Consórcio das Águas do Itapocu”, com a intenção de consorciarem-se na formulação e implementação de políticas públicas de Saneamento Básico, notadamente no tratamento de águas e esgoto doméstico, drenagem pluvial e resíduos sólidos (aterro sanitário regional).
8- Setembro – Comitiva formada pelo Presidente da Amvali, empresários e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional, reúnem-se com a diretoria da Celesc para solicitar o reforço da rede elétrica da microrregião da Amvali, investimentos necessários a expansão de emprego e renda, bem como da receita para os Municípios.
9- Dezembro – Amvali promove a assinatura de convênio de cooperação técnica com a Fundação 25 de Julho; a FUJAMA e o FAG – Instituto Alceu Grade, para estudos relativos à obtenção de técnicas de manejo para redução da infestação da infestação pelo inseto conhecido por “maruim”, bem como estudos voltados à pesquisa com repelentes naturais.
10-Dezembro – Amvali promove a assinatura de convênio de cooperação técnica entre a Amvali e a Univille (Joinville) para viabilização de projeto que visa estudar a viabilidade da produção de álcool etanol a partir das cascas, da polpa da banana, da palha do arroz e cascas de madeira de pinus.
Assessoria de Imprensa AMVALI – Maiores Informações pelo telefone 3370-7933.