FEMUSC comemora sucesso da edição 2008

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A possibilidade de ocorrência de chuvas, que poderia comprometer os instrumentos dos músicos, não permitiu que um contingente maior do Festival de Música de Santa Catarina participasse do desfile ao lado das escolas de samba, na rua Reinoldo Rau, no sábado, dia 2. Mesmo assim, um grupo de estudantes e professores, e a coordenação do FEMUSC, foi ‘brincar’ ao lado dos foliões de Jaraguá do Sul, como forma de agradecer a comunidade pelo apoio ao evento, que reuniu durante 15 dias, alguns dos nomes mais expressivos da música erudita brasileira e internacional e mais de 400 estudantes de 15 países.

O FEMUSC 2008 chegou ao fim comemorando o sucesso de uma programação que envolveu um público estimado pela organização em mais de 12.500 pessoas, considerando o fluxo de espectadores nos concertos e audições em vários horários durante todos os dias, no Centro Cultural, e nos concertos e apresentações realizadas em espaços alternativos como refeitórios de empresas, hospitais, shopping center e asilos. Além de Jaraguá do Sul, o Festival foi a municípios da região como Corupá, Schroeder, Massaranduba, Pomerode e a Joinville e Barra Velha. Embora durante o período de realização do evento as condições climáticas não tenham sido tão favoráveis, com fortes chuvas na maior parte do tempo, o diretor artístico do FEMUSC, maestro Alex Klein, avalia o saldo como positivo.
 
“Estamos muito felizes com a receptividade que Jaraguá do Sul e as cidades da região proporcionaram aos professores e estudantes. Já estamos prontos para 2009”, assinala, antecipando que a próxima edição já está agendada no calendário: de 25 de janeiro a 7 de fevereiro. A presidente do Instituto FEMUSC, Monika Conrads, vai no mesmo compasso: “Somos gratos aos parceiros, patrocinadores e apoiadores, aos governos estadual e municipal, empresas e pessoas que individualmente colaboraram para o êxito do Festival. Esperamos poder contar com todo esse envolvimento no ano que vem”, disse Monika.

Um dos pontos altos do evento foi o Grande Concerto para Orquestra e Coral, realizado na Arena Jaraguá na noite de sexta-feira, dia 1º. Embora com as dificuldades técnicas de um ambiente sem os recursos ideais para espetáculos de música, a experiência foi considerada positiva. “Valeu a experiência, pois queríamos dar esse presente a Jaraguá do Sul. Os músicos se superaram, o coral esteve maravilhoso, e o público viveu uma noite inesquecível”, acredita Alex. No concerto, músicos experientes, alunos que se prepararam para a apresentação de gala e um coral formado por pessoas da comunidade, algumas sem ter tido nenhum contato com a música de coral antes, proporcionaram emoção a mais de 3.500 pessoas que foram à Arena assistir a um programa que incluiu a marcha “Pompa e Circunstância” de Edward Elgar; trechos da ópera “Aida”, de Giuseppe Verdi; e finalizando “Magnificat” de Johann Sebastian Bach.
 
No sábado, o FEMUSC ainda reservaria momentos que encantaram o público infantil com o “Zoológico Musical” e as famílias, durante um concerto que levou magia ao Centro Cultural da SCAR, onde os músicos mostraram o “Carnaval dos animais” e a história de “Pedro e o lobo”, narrada pelo violista Marcelo Jaffé, com os instrumentos fazendo a trilha sonora e ‘imitando’ os sons dos animais.
 
Durante o sábado, ainda, a programação reuniu pequenos concertos de música de câmara com grupos de professores e de alunos, e a noite uma apresentação da Banda do FEMUSC mostrando peças como “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, entre outros. A programação chegou ao fim de maneira descontraída, com a participação de alguns músicos no desfile de Carnaval na rua Reinoldo Rau.
 
O Femusc é uma realização do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Jaraguá do Sul Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, com patrocínio do Governo do Estado (Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo), HSBC, Malwee e Prefeitura de Jaraguá do Sul, apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil, Instituto Goethe de Curitiba e Kulturfest Estação Alemã, Breithaupt, Hering Harmônicas, WEG, RBS TV, Marisol, Metalúrgica Trapp, Dalila Têxtil, Duas Rodas Industrial, Zanotti, e promoção da Associação Nacional de Fabricantes de Instrumentos Musicais, Federação de Conventions & Visitors Bureau de Santa Catarina e Santur.