O Colegiado de Agricultura, Pesca e Aqüicultura da Amvali realizou 3ª reunião ordinária nesta terça-feira, dia 19. Alguns assuntos debatidos foram a deliberação acerca do projeto “Bioálcool da Banana”, a aprovação e assinatura do regimento interno e o planejamento estratégico para 2008.
Além disso, foi eleita a nova diretoria do Colegiado composta pelo Coordenador – Amarildo Sarti (de Jaraguá do Sul), Vice-Coordenador – Harildo Konell (de Schroeder) e o Secretário – Marcos Kreich (de São João do Itaperiu).
Com relação ao projeto “Bioálcool” – geração de etanol a partir dos resíduos da banana, uma parceria entre e a Fundação 25 de Julho e o Curso de Engenharia Química da Univille, objetiva estudar a viabilidade de construir uma usina em escala semi-industrial para produzir bioálcool a partir das cascas e da polpa da banana.
Considerando a importância sócio-econômica que tem a bananicultura para o Vale do Itapocu, a possibilidade de se extrair biocombustível da fruta torna-se uma boa alternativa para agregar valor ao setor produtivo da microrregião, principalmente em períodos de baixa demanda. Segundo a EPAGRI (2006), 25% da produção de banana é perdida desde a colheita até o consumidor final.
No dia 29 de fevereiro, durante Assembléia Geral Ordinária da Amvali, em São João do Itaperiu, os prefeitos irão apreciar o projeto.