You are currently viewing Projeto ambiental foi apresentado na Amvali

Projeto ambiental foi apresentado na Amvali

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Gerente da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, apresentou o “Programa Produtor de Águas” na segunda-feira, dia 17, na sede da Amvali. Participaram do encontro servidores públicos, agricultores, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, imprensa e demais autoridades.

O objetivo foi conscientizar os participantes de que é possível o agricultor adotar práticas de conservação da água e do solo. Segundo Devanir, “o intuito é criar incentivos para aqueles agricultores que adotam boas práticas nas suas propriedades, uma vez que, o resultado disso é uma água de melhor qualidade e quantidade que beneficia a comunidade como um todo”.

A idéia é da ANA, mas o programa é dos municípios, da Bacia Hidrográfica da Microrregião da Amvali. “O arranjo deverá ser feito aqui, onde se criará um mercado identificando a quem interessa ter uma água de boa qualidade e quantidade, identificando que é capaz de prover esse recurso. É possível com uma pequena contribuição incentivar aqueles que podem reproduzir água em quantidade e qualidade”, disse Devanir.

Deve-se observar o quanto se tem de solos mal trabalhados e sem estrutura de captação de água.  Devanir explica que “se você tem uma chuva sobre o solo, essa água passa rapidamente, provoca erosão e enchentes e vai embora. É uma água que não serve para nada, quando algum produtor rural trabalha adequadamente seu solo, essa água se infiltra e vai alimentar os rios, você vai ter uma vasão permanente o ano inteiro, é uma água que servirá para gerar energia, para irrigação, entre outros benefícios. Então, transformamos uma água causadora de enchente, de prejuízos, em uma água capaz de gerar atratividades econômicas”. 

A idéia é incentivar que as pessoas adotem boas práticas conservacionistas, cultivem seu solo com cuidado, mantenham áreas injetadas para que não falte água no futuro.

O programa é voluntário, o produtor poderá adotar qualquer prática, a organização do projeto é que deverá ter meios de avaliar qual o beneficio que o agricultor aporta e o que ele receberá será proporcional ao beneficio que ele aportará. Em troca os agricultores receberiam benefícios financeiros. O pagamento para o produtor seria feito por agentes participantes do programa, que podem ser prefeituras, entidades federais, estaduais, comitês, empresas de saneamento básico e Ongs.

Para finalizar o encontro, Devanir explanou sobre a gestão e gerenciamento de recursos hídricos e como está a água no mundo e no Brasil.