Município foi o único no estado a ganhar a distinção
O município de Guaramirim é o único classificado de Santa Catarina e o 5° em todo o país, na pesquisa Boas Práticas nas Redes Municipais de Ensino. O município recebeu nota 5,4 pontos enquanto a média nacional ficou em 3,8 pontos. A pesquisa foi apresentada na manhã desta segunda-feira (31/03) durante coletiva de imprensa.
A Pesquisa foi divulgada no dia 25 de março, em Brasília, durante o 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. A avaliação foi realizada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com o Ministério da Educação e Undime. A Secretária de Educação e Cultura, Maria Inês Corrêa Fernandes, explica que o trabalho começou em 2001, com a formação dos professores através de um convênio com a UDESC e prosseguiu com implantação de diversos programas, onde se destacam os projetos Integra-Ação, que promove a integração das famílias junto as Escolas, incentivo a leitura, informática educativa e apoio pedagógico. Guaramirim implantou o CASE – Centro de Apoio a Saúde e Educação, que apresenta diagnóstico e acompanhamento em casos de dificuldade de aprendizagem.
Todos os professores efetivos da rede municipal são graduados. Durante o evento a Secretária de Educação entregou ao prefeito, Mário Sérgio Peixer, e ao vice-prefeito, José Joaquim Fernandes, exemplares da Revista “Redes de Aprendizagens”, onde está inserida a experiência de Guaramirim e que será distribuído para Escolas de todo o Brasil.
O prefeito Mário Sérgio Peixer afirma que o prêmio aumenta a responsabilidade da Administração, exigindo cada vez mais avanços no setor. “Isso é fruto de um grande trabalho da equipe da Secretaria de Educação, de cada professor, de cada diretor em sintonia com os pais dos alunos, iniciado em 2001 através de amplas reformas em todas as práticas na área de ensino” enfatiza.
Pesquisa
O que essa rede faz para garantir o direito de aprender? Essa foi a pergunta que norteou toda a pesquisa. A rede municipal de Guaramirim apresentou suas boas práticas. Ganhou destaque, por exemplo, pela existência de salas com equipamentos para a realização de cursos de educação à distância, o Dia da Família na Escola, Ônibus da Literatura e Informática Educativa.
O estudo reconhece também que, nas escolas de Guaramirim, "o professor de apoio é visto como protagonista no desenvolvimento da aprendizagem. Trata-se de um profissional incluído no quadro funcional da rede de ensino. As crianças que fazem o reforço no contraturno continuam freqüentando as aulas regulares, na turma original. E o professor de sala mantém atenção especial sobre seu desempenho para, em parceria com o professor de apoio, definir as estratégias do trabalho de reforço".
Outro destaque da rede municipal em Guaramirim: a diretora de uma das escolas visitadas pelo projeto mantém um projeto de "contação de histórias". É ela mesma que se caracteriza para apresentar os textos. A família também participa das atividades.
As práticas de bibliotecas itinerantes, o Ônibus da Literatura, são bastante freqüentes nesse sentido. O Ônibus repleto de livros circula pelas escolas de Guaramirim. Em 2001, a maioria do corpo docente de Guaramirim (SC) não tinha formação superior.
A Secretaria de Educação do município, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), passou a oferecer o curso de Pedagogia a distância. Hoje, a maior parte do corpo docente tem diploma ou está concluindo o ensino superior. Mesmo nas redes mais carentes de profissionais da educação graduados há um grande empenho em alterar a situação.
A boa formação do professor e seu esforço por continuar estudando são outros aspectos muito valorizados pelas crianças e pelos pais. Os depoimentos colhidos demonstram isso: “Minha filha gosta muito de todas as professoras que tem. Isso tem a ver com o curso que elas fazem”, diz a mãe de uma aluna. “Todas as professoras que ensinam bem são boas, estudam, têm curso, têm faculdade”, confirma uma aluna da mesma rede aos entrevistadores.
Em sua edição on line do dia 25 de março, o jornal O Estado de S.Paulo, realça o depoimento de um estudante sobre o procedimento das escolas em Guaramirim: "Os professores insistem, insistem até a gente aprender. Todas as escolas fazem isso."
Albino Flores – Assessor de imprensa PMG