As ações do último ano em torno do projeto de ampliação da matriz econômica de Jaraguá do Sul começam a dar retorno concreto ao município de Jaraguá do Sul e aos cidadãos. Iniciam hoje (26/6) as instalações de 60 placas de sinalização turística pela cidade. São do tipo semi-pórtico – sinalização urbana com apoio em apenas um lado das pistas –, indicando os principais atrativos turísticos do município desde as vias principais de acesso a Jaraguá do Sul até o local indicado. O investimento veio de emenda parlamentar do deputado federal Cláudio Vignatti, no valor de R$ 117 mil, a prefeitura municipal entrou com contrapartida de R$ 30.420,00, do Fundo Municipal de Turismo.
Outro indicativo, interferindo diretamente na participação pública, é o projeto Qualificação Turística, voltado aos profissionais que prestam serviços na área ou mantém contato constante com o turista. Custando cerca de R$ 121 mil, o projeto prevê a aplicação de cursos gratuitos para 430 profissionais do ramo – 100 vagas para garçom, 65 para camareiras e 65 para recepcionistas, 80 para organizadores de eventos, 40 para policiais militares, 40 para taxistas e 40 para frentistas de postos de gasolina. O valor ainda não foi pago, como o utilizado para a instalação das placas, mas já foram empenhados R$ 100 mil pelo governo federal – também através de emenda de Vignatti – e o restante será pago com reservas do fundo.
O apoio do deputado Vignatti aos ideais apontados pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico está sendo de grande valia para o andamento dos planos municipais, afirma o secretário Márcio Silveira. Mais três projetos devem ser empenhados com emenda do parlamentar, dentre eles o de Divulgação Turística, voltado à compra de materiais para disseminação do nome “Jaraguá do Sul” e seus eventos, Consultoria Turística, para definição de rotas que possam atrair turistas para a cidade e estruturadas de acordo com o Plano Nacional de Turismo, e de estruturação da coordenadoria de Turismo para melhor atender a comunidade e trabalhar na implementação turística municipal.
Recentemente membros da secretaria participaram do 14ª Bolsa Negócios Turísticos-Mercosul e os resultados foram comemorados. Com um estande exposto em parceria com Jaraguá do Sul Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal de Turismo, Estância Ribeirão Grande, Hotel Saint Sebastian, Hotel Kairós e Cosmos Turismo, em dois dias milhares de pessoas puderam conhecer mais sobre o que Jaraguá do Sul oferece. Mais de 600 profissionais diretamente ligados ao ramo cadastraram-se no estande para inserir o município em seus roteiros de viagens, ampliando as possibilidades de implementação do turismo jaraguaense.
Frederico Carvalho – Assessoria da PMJS