You are currently viewing Prefeitos visitam o Instituto Grade

Prefeitos visitam o Instituto Grade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

O Presidente da AMVALI, Prefeito Valdir Corrêa, juntamente com os prefeitos Luiz Carlos Tamanini, Samir Mattar, Nilson Bylaardt e Felipe Voigt, o Secretário Executivo – Alessandro Hansen Vargas e alguns secretários de agricultura visitaram na tarde de ontem (17), o Instituto Grade de Ciências Biológicas, em Schroeder. O objetivo foi conhecer o Programa de Gerenciamento da Infestação de Maruim.

A comitiva foi recebida pelo empresário Alceu Grade, pelo biólogo da Fundação 25 de Julho – Ms. Luiz Américo, pelo diretor de Relações Institucionais – Júlio César Negreiro, pela estagiária de biologia – Aline Vieira e demais membros da equipe.

Na oportunidade conheceram o laboratório de pesquisa do maruim que foi inaugurado no dia 29 de maio de 2008, para realização do Programa que tem como parceiros a AMVALI, o Instituto Grade de Ciências Biológicas, Fundação 25 de Julho e Prefeitura de Schroeder.

O biólogo Luiz Américo explicou que existem em torno de 5 mil espécies de maruins, mas somente 1.400 são identificadas. Além disso, salientou que o objetivo deste estudo é solucionar os problemas causados pelo maruim, devido ao atual desequilibro em seu habitat. Mostrou como é feita a captura dos insetos e os substratos utilizados, como estão sendo pesquisados os possíveis repelentes e que a principal espécie que habita a microrregião é culicoides paraensis.

O empresário Alceu Grade afirmou que o maruim é um problema mundial e que o intuito é descobrir também a cadeia alimentar para fins de controle biológico, sendo uma ação que visa o bem estar social da população.

O maruim é um inseto díptero da família Ceratopogonidae, muito pequeno (2 mm), difícil de ser identificado a olho nu. A sua picada deixa manchas avermelhadas na pele e sua ação é mais intensificada quando as temperaturas estão elevadas, em torno de 27º e alta umidade no ar.

A principal preocupação é que em outros países este inseto transmite a doença da língua azul que acomete ovinos, caprinos e bovinos. Já na microrregião da AMVALI causa grande incomodo a população.

Os prefeitos mostraram grande apoio para que a pesquisa continue e que se encontrem as soluções necessárias para o controle deste inseto.