A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu representada pelo Secretário Executivo, Alessandro Hansen Vargas, esteve em Florianópolis, na sexta-feira (13), visitando empresas que oferecem soluções em "Inteligência Geográfica". Estas visitas foram recomendadas por deliberação do Colegiado de Administração, Finanças e Tributação da AMVALI, visando conhecer os serviços de imagens de satélite e atualização de cadastro técnico e imobiliário para atualização da Planta Genérica de Valores, que a partir deste ano é uma exigência dos órgãos fiscalizadores (Tribunais de Contas) às Prefeituras a fim de atender as metas de arrecadação própria, através do IPTU.
A visita aconteceu em parceria com o Secretário Executivo da AMESC (Araranguá), Jobson Martinho. Posteriormente os secretários executivos seguiram para a FECAM, onde foram recebidos pelo Diretor Executivo, Celso Vedana, para tratar de cursos de pós-graduação na área de Administração Pública e Gestão Social de Políticas Públicas. Ficou definido que a AMVALI, AMESC (de Araranguá) e a AMAI (de Xanxerê) estarão oferecendo os referidos cursos de pós-graduação na sede das Associações em parceria com universidades locais.
Após, os secretários executivos discutiram com Celso Vedana, juntamente com o assessor jurídico Dr. Marcos Probst e o Engenheiro Sanitarista Rolando Nunes, a possível implementação de um Consórcio Intermunicipal de abrangência estadual, coordenado pela FECAM, para atuar na regulação de serviços públicos, especialmente os de saneamento básico em observância ao Marco Regulatório do Saneamento no Brasil (lei nº. 11.445/2007).