You are currently viewing Conselho Deliberativo realiza reunião

Conselho Deliberativo realiza reunião

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

O Conselho Deliberativo da AMVALI realizou reunião que foi conduzida pela 1.ª Vice-Presidente, Cecília Konell, Prefeita de Jaraguá do Sul. Estiveram presentes também os prefeitos Mário Fernando Reinke (Massaranduba) e Luiz Carlos Tamanini (Corupá), além dos membros do Colegiado de Administração e Finanças da AMVALI. O encontro iniciou com a apresentação da Analista de Projetos da Associação, Fabiane Karine Schmitt, que debateu sobre análise de projetos e captação de recursos, além do SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos.

Após a Assessora de Planejamento e Meio Ambiente, Rosana Silva dos Reis Thiesen, apresentou o Sistema de Informações Digitalizadas do Município – Cadastro Multifinalitário. O Cadastro Multifinalitário é um conjunto de informações gráficas, descritivas e tabulares de uma porção da superfície terrestre, contendo as propriedades imobiliárias corretamente georreferenciadas, possibilitando o conhecimento detalhado sobre todos os aspectos levantados.

O Cadastro exige o SIG – Sistema de Informação Geográfica, que é um sistema de hardware e software projetado para suportar captura, gerenciamento, análise, modelagem e consulta de dados referenciados espacialmente, para solução de problemas de planejamento e gestão, melhorando o tempo e a qualidade na tomada de decisões.

As principais vantagens deste sistema são: visão espacial de todas as questões registradas; facilidade de operação e integração de informações; simulação de ocorrências e previsão dos impactos; análises e estatísticas com a visão espacial; e facilidade de informação e de comunicação.

O Cadastro auxilia no mapeamento de informações sobre a arrecadação, inadimplência, execução e contribuição de melhoria; avaliação de imóveis; acompanhamento dos programas do Governo (e de seus resultados); possibilidade de aplicação eficaz dos instrumentos do Estatuto da Cidade; tributos imobiliários (IPTU, ITBI, taxas) calculados a partir do cadastro; identificação e monitoramento da degradação ao meio ambiente; entre outros.

Para finalizar o Assessor do SAMAE Leocádio Neves e Silva, apresentou o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Vale do Itapocu destacando os tópicos aterro sanitário microrregional e Consórcio de Regulação de Serviços Públicos. Os principais objetivos do Consórcio é a gestão associada dos serviços públicos de saneamento básico; a prestação direta ou indireta de serviços de assistência técnica, consultoria, capacitação de recursos humanos, pesquisas, análises laboratoriais, projetos, elaboração de políticas e planos municipais e regionais de saneamento básico; e o compartilhamento de instrumentos e equipamentos, de pessoal técnico e de procedimentos de licitação.