Na terça-feira, dia 1º, esteve na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI, o Ex-Deputado e Ex-Presidente da FECAM, Neodi Saretta, que ministrou palestra sobre "Modelo de Gestão Pública Municipal: o caso de Concórdia/SC".
Alguns pontos abordados estavam relacionados aos desafios do governo, a qualidade do gasto público, a responsabilidade fiscal, responsabilidade social, gestão fiscal e desenvolvimento, planejamento e estudo de caso do município de Concórdia.
Segundo Neodi Saretta, "os desafios que os governos enfrentam são difíceis. Têm que enfrentar déficits, pesadas dívidas, aumento da demanda dos serviços públicos, o sucateamento da máquina administrativa, a desmotivação do servidor e sua baixa produtividade, problemas novos e incomuns causado por uma epidemia de drogas, a insatisfação do contribuinte com a qualidade dos serviços e com a carga tributária, a pressão por geração de emprego e renda e por mais segurança pública, uma sociedade altamente competitiva e uma descrença cada vez maior, por parte da população, com relação à capacidade do Governo em servir às suas necessidades. Isso exige dos Governos uma performance de qualidade, ou não serão capazes de dar conta das demandas e cumprir os compromissos de campanha", destacou.
Para o palestrante uma boa administração é aquela que exige um planejamento cuidadoso, cuja execução busque a prevenção de riscos, a correção de desvios verificados em sua execução, o cumprimento das metas propostas, e principalmente a transparência de todos os atos da administração.
Destacou a importância do Plano Plurianual (PPA) que define os programas de governo, elaborado no primeiro ano de mandato e que dura quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que define as metas e prioridades, renovada anualmente; e a Lei Orçamentária Anual (LOA) que distribui os recursos entre os órgãos e nos respectivos programas.
Neodi Saretta foi prefeito de Concórdia nas gestões 2001/2004 e 2005/2008, sendo Presidente da FECAM – Federação Catarinense de Municípios em 2005.