A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou palestra sobre a Gestão de Recursos Hídricos na noite de ontem (28), ministrada pelo Presidente do Comitê Itapocu, Leocádio Neves e Silva, MSc.
O evento iniciou mostrando a quantidade de água doce e salgada existente no mundo; o histórico da água no contexto internacional, na América do Sul, no Brasil e em nossa microrregião.
Segundo Leocádio, 35% da população mundial não tem acesso a água tratada, 43% não conta com o serviço de saneamento básico e 10 milhões das pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças de veiculação hídrica. Mais de 90% dos esgotos domésticos e em torno de 70% dos efluentes industriais não tratados são despejados diretamente em corpos de água doce no mundo.
Outro dado importante é que 80% das doenças e 33% das mortes no mundo são decorrentes da falta de água potável, além disso, 65% das internações hospitalares e 80% das consultas médicas estão associadas a doenças de veiculação hídrica como hepatite e diarréia. O Brasil possui 12% de água doce disponível no mundo, sendo que 9,6 encontra-se na Amazônia e 2,4% no resto do país.
Após Leocádio falou sobre a importância da água para o indivíduo que pode suportar 30 dias sem comer, mas apenas sete dias sem beber água. Também comentou sobre a irrigação, o consumo da água na indústria e o consumo doméstico. Outros tópicos foi a qualidade e a poluição da água, como aproveitar a água da chuva e como prevenir o desperdício. Finalizou com a apresentação dos trabalhos realizados pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.