O Presidente da AMVALI, Valdir Correa, Prefeito de São João do Itaperiú, participou na segunda-feira (17), de reunião com demais Presidentes de Associações de Municípios catarinenses e com o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, para discutir sobre as ações do Estado para controle da gripe A transmitida pelo vírus H1N1.
Participou do encontro também o Presidente da FECAM, Ronério Heiderscheidt e Secretários de Estado como Dado Cherem, da Saúde e Paulo Bauer, da Educação. No balanço da reunião, foi firmado um pacto pelo retorno imediato às aulas nas cidades que suspenderam as atividades escolares.
Dado Cherem disse que "precisamos de uma solução consensuada e que atinja o bem estar das pessoas. Temos consciência da grande responsabilidade para garantir a sanidade da população", reforçando a fala do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na semana passada, em que pediu a volta à normalidade.
O Presidente da FECAM e Prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, afirmou que o controle da doença não é uma ação somente do município, mas sim conjunta. Por isso, é necessário buscar parcerias e tirar as dúvidas, já que a informação é uma importante ferramenta para evitar o pânico. "É preciso que haja continuidade nessa discussão entre o município e a Secretaria da Saúde", salientou.
Na oportunidade, os Prefeitos e Presidentes de Associações expuseram ao governador o quadro da doença nos municípios e nas regiões, levantaram questões pertinentes para serem debatidas e pediram auxílio para resolver situações delicadas geradas pela nova doença.
Luiz Henrique destacou que, em 98% dos casos da doença, a média de idade dos pacientes está entre os 20 e os 50 anos, os chamados adultos jovens. "Esta é mais uma das razões pelas quais devemos manter as aulas para que as crianças não sejam prejudicadas", afirmou. Segundo ele, a presença das crianças na escola pode servir como disseminador de informações úteis entre as famílias sobre as práticas eficazes para evitar o contágio. Ele observou que as equipes de vigilância sanitária estão atentas para agir em casos de necessidade.
O Presidente da AMVALI, Valdir Correa, disse que a reunião foi importante para garantir ações eficazes e de controle da Gripe A e que repassará as informações para os Prefeitos da AMVALI, na quinta-feira, dia 20, em reunião na sede da Associação em Jaraguá do Sul.
Situação no Estado
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Luis Antônio Silva, no domingo (16), havia 276 casos de gripe A (H1N1) descartados, 684 sendo investigados e 141 confirmados. Em relação aos óbitos, dos 67 relacionados à doença, oito foram confirmados como tendo a nova gripe como causa, sete tiveram a doença como causa descartada, e 52 ainda estão sendo investigados.
FONTE: Prefeito Valdir Correa, Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM) e ASCOM/FECAM
FOTOS: Sabryna Sartott / SECOM