Após breve período de recesso em decorrência da gripe A, a Escola de Governo e Cidadania da AMVALI retornou as atividades na noite de ontem (08) com palestra sobre Plano Diretor e Meio Ambiente, ministrada pela Arquiteta Rosana Silva dos Reis Thiesen, Assessora de Planejamento e Meio Ambiente da Associação.
O plano diretor é um instrumento de natureza técnica e política que tem por objetivo orientar o crescimento físico e socioeconômico das cidades, ordenando sua expansão e estimulando as principais funções e atividades urbanas associadas à preservação, proteção e recuperação dos valores históricos, culturais, paisagísticos e ambientais, de maneira sustentável.
Segundo Rosana as leis que compõem um plano diretor são as seguintes: Lei do Perímetro Urbano, Lei do Plano Físico-Territorial, Lei de Parcelamento do Solo, Código de Obras e Código de Posturas. "Podemos entender o desenvolvimento e expansão urbana de diversas formas, o Plano Diretor tem sido basicamente o instrumento definidor das diretrizes de planejamento e gestão territorial urbana, ou seja, do controle do uso, ocupação, parcelamento e expansão do solo urbano", explicou.
Para finalizar, a palestrante salientou a relação do plano diretor com o meio ambiente, pois o plano define como será o crescimento da cidade, determina os usos e as formas de ocupação e promove intervenções sobre o território, sendo um instrumento de gestão ambiental urbana. A urbanização é um dos processos mais impactantes no meio ambiente, notadamente no que se refere à qualidade dos recursos hídricos.
Também explicou sobre o macrozonamento e zoneamento e sobre os parâmetros construtivos e índices urbanísticos, além das políticas setoriais que afetam o desenvolvimento urbano e ambiental.