O Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, Professor Paulo Hentz, ministrou palestra sobre a Resolução 158 na manhã de hoje (25) durante reunião Extraordinária do Colegiado de Educação da AMVALI.
A Resolução 158 estabelece diretrizes para a avaliação do processo ensino-aprendizagem, nos estabelecimentos de ensino de Educação Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Estadual de Educação.
Alguns pontos abordados: como ficará o processo de avaliação, o que medir, a categorização entre capazes e incapazes, as normas do Sistema Estadual de Ensino, o que descartar e o que manter. Segundo Hentz, o que se deve manter é o rigor na abrangência dos objetivos a serem avaliados e o rigor na preparação dos instrumentos de avaliação.
Também explanou sobre como ficarão os exames finais. Salientou que ainda este ano as escolas precisam se adaptar à Resolução e disse que "o importante é atentar que o aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem se coloca em primeiro plano, por ser o princípio fundante dessa atividade. Não se avalia por avaliar".