A Câmara de Vereadores de Corupá realizou no dia 29 de outubro, audiência pública sobre a infestação do maruim, uma proposição do vereador Wilson Jean Gessner que foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e convocada pela Presidente Margot Hauffe.
O evento contou com a presença dos vereadores Wilson Gessner, Margot Hauffe e João Carlos Gottardi e pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Tereza Ramos, além do Secretário de Esporte e Lazer, Loriano Rogério Costa "Kutcha", ex-presidente do legislativo corupaense.
Na oportunidade o Secretário Executivo da AMVALI, Alessandro Hansen Vargas juntamente com o Biólogo da Fundação 25 de Julho – Ms. Luiz Américo de Souza e com o Diretor Executivo do Instituto Grade, Eng.º Carlos Roberto Fernandes, explanaram sobre o Convênio de Cooperação Mútua entre os municípios da AMVALI e o IGCB para estudos visando o controle da infestação do maruim.
Alessandro Vargas destacou a presteza com que as sete Casas legislativas do Vale do Itapocu têm tramitado as matérias relacionadas ao convênio da pesquisa e registrou o firme compromisso dos Prefeitos municipais da AMVALI em buscar uma solução condizente para o controle da infestação do Maruim.
Luiz Américo explicou que existem em torno de 5 mil espécies de maruins, mas somente 1.400 são identificadas. A principal espécie encontrada na microrregião é o Culicoides paraensis. Um dos objetivos do estudo é equacionar os problemas causados pela infestação de maruim, devido ao atual desequilibro em seu habitat.
O maruim é um inseto díptero da família Ceratopogonidae, muito pequeno (2 mm), difícil de ser identificado a olho nu. A sua picada deixa manchas avermelhadas na pele e sua ação é mais intensificada quando as temperaturas estão elevadas, acima de 27º e alta umidade no ar.
O maruim é encontrado no mundo todo, porém, não é em todo local que ele é uma infestação, pois esta se dá devido a algum problema localizado em seu habitat e que provoca o desequilíbrio. Estudar sua cadeia alimentar e seu ciclo reprodutivo são ações que estão em curso a fim de obter-se um controle biológico a médio e longo prazo.
Para finalizar manifestaram-se a fim de dirimir dúvidas, além dos vereadores Wilson Gessner, Margot Hauffe e João Gottardi, os alunos da Escola Tereza Ramos: Andressa Wotlinge, Cátia Simone, Bruna Voelz e Simone Soeberg, além da assistente educacional Sirlene Moraes e do Professor Lírio Lanznaster.